Escola no Navegantes é transformada  em abrigo provisório

ARROIO DO MEIO

Escola no Navegantes é transformada em abrigo provisório

Na estrutura que agora não recebe alunos, famílias foram realocadas até uma solução definitiva

Por

Escola no Navegantes é transformada  em abrigo provisório
Primeiras famílias chegaram ao local nesta semana. (Foto: GABRIEL SANTOS)
Arroio do Meio

Em meio à adversidade causadas pelas enchentes em Arroio do Meio, no bairro Navegantes, uma solução emergencial foi encontrada para abrigar as famílias desalojadas. A Escola Comunitária Atalaia, tradicional instituição educacional da localidade tem a sua estrutura adaptada para funcionar como um alojamento provisório.

Com a retirada de algumas famílias que estavam temporariamente abrigadas em ginásios e a impossibilidade de retorno a imóveis condenados, a transformação da Escola Atalaia se tornou uma alternativa essencial para oferecer amparo às vítimas das enchentes. O coordenador da Defesa Civil, Valdecir Crecencio, ressalta que mais de 3 mil moradores foram afetados pela segunda cheia, tornando urgente a busca por soluções temporárias.

Neste período as atividades de educação na escola estão suspensas e alunos foram transferidos.

Uma das medidas anunciadas é a reforma de alguns ambientes da escola com recursos enviados pelo governo federal. O projeto inclui a demolição do muro de alvenaria restante, a reinstalação de grades com 1,80m de altura, a troca do forro na entrada e dos banheiros, além da reforma das estruturas metálicas. O telhado também passará por reparos, com a reposição de telhas danificadas e a instalação de calhas de aço.

Crecencio destaca que o valor enviado pela União foi exclusivo para reconstrução dos ambientes públicos. “Vamos fazer a aplicação disso nos próximos seis meses”.

Aulas em outra escola

Com danos significativos na estrutura física da escola, o retorno das aulas para os alunos tornou-se inviável no local. A secretária de Educação, Iliete Winck, explica que todos os matriculados, desde setembro, foram realocados para a Escola São Paulo.

Naquele ambiente houve adaptações no segundo piso para que o atendimento pudesse ser realizado às crianças. Mesmo com o anúncio de recursos e o início da reforma, a retomada das aulas na Escola Atalaia permanece incerta devido aos prejuízos causados pelas duas enchentes.

Acompanhe
nossas
redes sociais