Hospital de Progresso busca habilitação do Estado à microrregião

ENTREVISTA

Hospital de Progresso busca habilitação do Estado à microrregião

Casa de saúde já atua como porta de entrada para emergência e urgência para cidades do entorno. No entanto, hoje não é financiada pelo governo estadual, explica gerente assistencial

Por

Atualizado sexta-feira,
01 de Dezembro de 2023 às 10:44

Hospital de Progresso busca habilitação do Estado à microrregião
Hospital Santa Isabel de Progresso (Foto: Divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Hospital Santa Isabel de Progresso, da rede de saúde Divina Providência, busca habilitação como porta de entrada para emergência e urgência à microrregião. Em entrevista ao programa o Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta sexta-feira, 1º, o gerente assistencial do hospital, Guilherme Mantovani destaca que o serviço já é executado pela casa de saúde. Porém, sem financiamento por parte do Estado.

A justificativa é de que, devido ao vazio assistencial e a localização geográfica da região, a porta de entrada para estes atendimentos em outros hospitais, chega a ser de 2 horas de viagem, comprometendo a vida do paciente. Conforme Mantovani, a documentação avançou pelos trâmites burocráticos e está “na mesa da secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann.”

Recentemente, o hospital, que tem 70 anos de atuação, foi contemplado com uma emenda de R$ 1 milhão no orçamento federal do ano que vem. Com o recurso, a instituição planeja construir uma unidade de saúde mental com dez leitos via Sistema Único de Saúde (SUS) especializados no atendimento a adolescentes com dependência química e transtornos mentais.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais