Livro Aspargos e Pitangas será lançado nesta quinta no Ceat, em Lajeado

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Livro Aspargos e Pitangas será lançado nesta quinta no Ceat, em Lajeado

Obra da historiadora e escritora lajeadense Silvana Rossetti Faleiro traz 56 poemas, organizados em 107 páginas

Por

Livro Aspargos e Pitangas será lançado nesta quinta no Ceat, em Lajeado
Escritora Silvana Rossetti Faleiro (Foto: Bibiana Faleiro)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A escritora Silvana Rossetti Faleiro lança mais uma obra nesta quinta-feira, 28, no auditório do Ceat, em Lajeado, a partir das 19h30min. É o livro “Aspargos e Pitangas”, que traz 56 poemas distribuídos em 107 páginas. Durante um ano e meio, a autora buscou em meio a rascunhos guardados em pastas a inspiração para construir um novo projeto que saiu da gráfica em setembro.

A inspiração, segundo ela, vem de autores muito consagrados como José Saramago, Cora Coralina, Carolina Maria de Jesus, dentre outros. “Não foi tudo de repente, foi uma construção lenta”, descreve.

O livro é divido em cinco grupos de poemas. Cada inicia com uma imagem criada por Pamela Cristina Faleiro, filha de Silvana que aceitou e entrou no desafio junto com a mãe. “O prefácio é da Rosane Cardoso, e contracapa do livro de Luiz Antônio de Assis Brasil”.

Aspargos e Pitangas

“A obra requer muito requinte, mas considero algo fácil de fazer. Eu rasgo uma palavra e aquilo grita e então vou me alimentando dos desdobramentos daquele grito que ecoa em mim. Vou puxando pela memória e construindo. Tem poemas que eu parto de uma palavra ou de uma imagem, de um olhar que revela um mundo de possibilidades e transcrevo para a escrita”, conta.

Segundo Silvana, a ideia do título tem gerado retorno positivo. “O título eu diria ainda estar descobrindo o significado, que é subjetivo e sugestivo, provocador e sonhador. Já tinha um título certo e acabei optando pelo Aspargos e Pitangas e, pelo visto, deu muito certo.”

Silvana já estuda a próxima obra. “Vai conter mais imagens e, claro, poemas, uma proposta um pouco diferente.”

Lançamento

O Livro Aspargos e Pitangas será lançado na próxima quinta-feira, 30, no auditório do Ceat, em Lajeado, a partir das 19h30min, aberto ao público. Já no dia 2 de dezembro, o lançamento será na Expofeira, em Progresso.

Assista a entrevista na íntegra  

 

Acompanhe
nossas
redes sociais