Univates firma parceria com Estado para ajudar na reconstrução de casas

CHEIA DO TAQUARI

Univates firma parceria com Estado para ajudar na reconstrução de casas

Iniciativa envolveu docentes, diplomados e discentes da Instituição

Por

Atualizado segunda-feira,
27 de Novembro de 2023 às 16:30

Univates firma parceria com Estado para ajudar na reconstrução de casas
Foto: Arquivo A Hora
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A equipe do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates firmou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado do Rio Grande do Sul (Sedur/RS), para ajudar na reconstrução de habitações em áreas afetadas pela enchente em setembro. O trabalho envolveu a criação de ortomosaicos, que são mapas compostos por várias fotos aéreas, para identificar as casas destruídas.

As imagens foram geradas por meio de drones pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, já a confecção dos ortomosaicos, teve o apoio do professor Rafael Eckhardt na montagem das fotos aéreas no Agisoft, uma ferramenta de fotogrametria. Foram identificadas 1.345 habitações em 7 municípios.

Além disso, foi desenvolvido um documento com propostas de intervenções de baixo custo para evitar novas ocupações em áreas de risco. Os materiais foram entregues aos municípios afetados em uma reunião no final de novembro.

Esta parceria é considerada um marco importante para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, pois contribui para a reconstrução das cidades afetadas, especialmente na área da habitação. A entrega dos materiais desenvolvidos também reforça o compromisso comunitário da universidade. A equipe envolveu diplomadas, funcionários, estagiárias e docentes do escritório de arquitetura.

A equipe do Semeia Emau envolveu cinco diplomadas do curso: Ana Paula Feldens, Camila Ocana, Joseane Ludwig, Keila Turatti e Vanessa Horn, além dos funcionários Bruna Ruthner e Jeandres Rosa, das estagiárias Andreia Pires e Taylane Katz e dos docentes Guilherme Osterkamp, Rafael Eckhardt e Jamile Weizenman.

Acompanhe
nossas
redes sociais