GAN Anita Garibaldi se apresenta no primeiro dia do Enart

SANTA CRUZ DO SUL

GAN Anita Garibaldi se apresenta no primeiro dia do Enart

Grupo de Encantado homenageou o artista Pedro Raymundo

Por

Atualizado sábado,
25 de Novembro de 2023 às 12:02

GAN Anita Garibaldi se apresenta no primeiro dia do Enart
Foto: Diogo Fedrizzi
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, de Encantado, se apresentou na noite de ontem 24, na modalidade Danças Tradicionais Força A do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). O evento, considerado o maior festival amador de cultura, ocorre até domingo, 26, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

A invernada formada por 29 bailarinos fez homenagem a Pedro Raymundo, o gaúcho alegre do rádio. Catarinense de nascimento, ficou conhecido por sempre se apresentar pilchado. Ele é autor de uma das composições mais conhecidas da música do Rio Grande do Sul, ‘Adeus, Mariana!’, que neste ano completa 80 anos de sua gravação.  

“Foi uma experiência maravilhosa. Estamos felizes, embora não tenhamos classificado para o domingo. Fizemos duas coreografias maravilhosas. Fomos um dos grupos mais aplaudidos pelo público. Vamos seguir trabalhando para evoluir”, comentou o instrutor Daniel Dal Molin.

Pedro Raymundo foi o precursor do gauchismo no Brasil e também abriu os caminhos para a música regional brasileira, firmando o modo de tocar, se portar e se vestir. “Se hoje temos orgulho em ver nossos ídolos se apresentarem pilchados como nós, grande parte disso se deve a Pedro Raymundo”, acrescentou Dal Molin.

As danças sorteadas para a apresentação do Anita foram Xote Inglês, Xote Carreirinho e Roseira.

Neste sábado à tarde é a vez do CTG Giuseppe Garibaldi se apresentar na Força A

 

Galeria

Acompanhe
nossas
redes sociais