Hospital de Encantado promove a 3ª Jornada da Pastoral da Saúde

espiritualidade

Hospital de Encantado promove a 3ª Jornada da Pastoral da Saúde

Evento teve presença de 60 pessoas e arrecadou alimentos não perecíveis e fraldas adulto descartáveis que serão distribuídas pela pastoral

Por

Atualizado quarta-feira,
22 de Novembro de 2023 às 17:54

Hospital de Encantado promove a 3ª Jornada da Pastoral da Saúde
Foto: assessoria
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e o Plano de Saúde São Camilo foram os anfitriões na terça-feira, 21, da segunda palestra da 3ª Jornada da Pastoral da Saúde. O evento teve como palestrante convidada a psicóloga Júlia Grun, de Encantado, que abordou o tema “Resiliência e Espiritualidade: construindo um ambiente saudável no hospital”.

O encontro, que ocorreu no Auditório do Plano de Saúde São Camilo, contou com a presença do coordenador da Pastoral da Saúde na Região Sul, Pe. Américo Pinho de Cristo, diretor administrativo do HBST, Márcio Sottana, gerente da unidade do Plano de Saúde de Encantado, Carlos Augusto Dias Silva, coordenadora da Pastoral da Saúde de Encantado, Gema Zampieri, colaboradores do Hospital e do Plano, integrantes da Pastoral e da comunidade regional.

O diretor Sottana falou da relevância de fechar o ano com uma palestra que aborde um tema tão importante. “Que cada um que está aqui presente possa levar uma reflexão e alguma mudança, alguma nova atitude para a vida, o trabalho e o colega”, disse.

O padre Américo destacou a importância de todos deixarem o legado para as próximas gerações. “O legado de verdade é deixar saudade. Então alimente o teu espírito, mesmo diante das turbulências e das dificuldades. Deus é amor e nos levanta para nos tornarmos mais fortes no amor”, afirmou.

Júlia Grun trouxe aos participantes a reflexão de quanto a resiliência e a espiritualidade estão interrelacionadas e como elas contribuem para um ambiente saudável. Entre os pontos apresentados estão a importância da resiliência para os profissionais da saúde, benefícios da espiritualidade no ambiente hospitalar e no ambiente de trabalho. “Uma coisa que eu aprendi muito aqui no Hospital é ‘mais coração nas mãos, irmão’ e levo essa frase comigo até hoje. Se a gente colocar o coração nas nossas ações, e as mãos representam as ações, é o que eu entrego para o outro”, destacou a profissional que já trabalhou na Casa de Saúde de Encantado.

O evento contou com a presença de 60 pessoas e arrecadou alimentos não perecíveis e fraldas adulto descartáveis que serão distribuídas pela pastoral.

Acompanhe
nossas
redes sociais