O Grupo A Hora e a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) promovem nesta tarde de terça-feira, 21, a 3ª edição do Fórum Estadual de Empreendedorismo, Estratégia e Inovação (EmpreInove). Para o head de Inovação da Ayoo, Luiz Candreva, todo tipo de empresa, independente do tamanho, tem o potencial e dever de garantir a chamada longevidade da relevância – garantia que continuarão a existir e se manter no mercado a longo prazo.
“Essa é uma grande dificuldade, quanto de receita, de recurso, de esforço que deixo na mesa hoje para garantir a minha relevância no futuro, essa gestão de ambidestria, de equilíbrio, de presente e de futuro. Isso tem sido o maior desafio encontrado nas empresas”, descreve.
Candreva explica que, dentro de uma empresa, existe uma dificuldade que é a humana, de mudar a mentalidade das pessoas. Elas são movidas pela resistência à transformação.
Segundo o palestrante, a maioria das empresas contrata um profissional de inovação quando percebe que está perdendo alguma relevância de maneira mais forte, quando percebe que não consegue sustentar os salários como antes. “O mais importante, um recado para os empresários e empreendedores, é que eles olhem para o futuro também. Fazendo isso, as chances de acertar são muito maiores.”
Ao ser questionado em entrevista à Rádio A Hora sobre o futuro do Brasil ele responde. “Desenhar cenário de futuro em qualquer lugar impõem o desafio de trabalhar com incertezas, nunca vamos falar que isso acontecerá, sempre é uma probabilidade, uma chance de acontecer. Mas a gente consegue hoje com uma série de metodologias ter alguma precisão que algo acontecerá, só não sabemos quando.”
Eis a necessidade do empresário, do empreendedor, o gestor olhar para o seu negócio sem estar dentro dele. “É preciso sair de dentro de sua empresa em algum momento para ver o negócio em perspectiva e pensar nele a longo prazo”, orienta Luiz Candreva.
Assista a entrevista na íntegra