O plano de socorro aos moradores da localidade de Mariante, em Venâncio Aires, começa a ser posta em prática. Conforme o prefeito Jarbas da Rosa, dentro de uma hora não haverá mais condições de acesso com veículos leves, apenas caminhões.
Uma equipe com 50 servidores, com apoio da Brigada Militar e com os Bombeiros, concentram esforços para retirada das famílias. De acordo com o prefeito, são cinco localidades, onde residem cerca de 5 mil pessoas.
“Estamos agora em contato com os bombeiros para separar barcos para a segunda etapa de resgate, que se estenderá até a tarde e noite”, afirma. A previsão é que a cota do Rio Taquari atinja 28 metros em Estrela, comparando-se com a enchente de 2020.
Jarbas da Rosa menciona que usam a cota do Porto de Estrela como referência, mas lamentou a falta de informações precisas sobre índices pluviométricos.
“Infelizmente, o sistema nos deixou na mão mais uma vez. Não temos informações sobre os índices pluviométricos reais, o sistema automatizado falhou, e hoje de manhã em Santa Tereza não havia medição.”
Em relação à ponte da 287, onde a água está se aproximando, Jarbas da Rosa assegurou que a equipe da Sacyr está monitorando a situação desde a manhã, e não há perigo iminente no momento.