Em entrevista à Rádio A Hora neste sábado, 18, o vice-governador do Estado, Gabriel Souza relata momento de tensão com a elevação do nível do Rio Taquari. “Teremos horas difíceis nos próximos momentos, aguardando uma elevação do nível do rio muito próximo ao que ocorreu em setembro com probabilidade da água não vir com a velocidade que veio naquela época, mas nada pode ser descartado no momento”, diz Souza.
A orientação, segundo ele é, “que as pessoas que estejam morando em áreas de risco, aquelas atingidas no evento de setembro, ou próximas às áreas, devem sair imediatamente de suas casas com as suas famílias e irem para locais seguros, sejam em abrigos da prefeitura ou casa de amigos ou parentes. Não podemos esperar mais um segundo”.
Souza após ser questionado sobre demora no aviso de alerta de possível inundação, ressalta que relatórios de alerta foram enviados a cada município, com nome de cada cidade, com horário e a gravidade da situação e atualizado quand necessário. “Mesmo com o envio sabemos que é preciso aprimorar essa robustez técnica do sistema da defesa Civil como num todo.”
Sobre o trabalho mais ágil da Defesa Civil, o vice-governador destaca processo licitatório assinado na semana passada de um novo sistema ainda mais moderno ao que existe e que será adicionado ao atual, dando assim, mais eficiência nas previsões e nos alertas.
Além disso, o governo do estado disponibilizou efetivo das forças de segurança, corpo de bombeiros militar e brigada militar para apoiar as famílias que necessitam de amparo nas regiões em que há mais volume de água.
Atenção redobrada para os cinco rios que demandam atenção no estado, o Vale do Caí, Vale dos Sinos, Rio Jacuí, Rio Taquari, além do Rio Uruguai. “A cota de inundação muito parecida no Rio Taquari com a anterior, de setembro. Orientação é sair de áreas de risco imediatamente”.
Assista a cobertura completa