Após cerca de 70 dias desde a histórica enchente que impactou a região, o Vale do Taquari enfrenta mais um desafio significativo. Pelas medições e estimativas da Defesa Civil de Estrela, o nível do Rio Taquari deve passar dos 24,68 metros até as 10h.
O prefeito, Elmar Schneider, expressa preocupação e ressalta os esforços da equipe de socorro. “Podemos repetir os 27 metros de 2020, que já nos traz bastante estrago”, alerta.
Caminhões estão sendo coordenados para socorrer as pessoas, com toda a equipe mobilizada nas ruas. Transportadoras também auxiliam com veículos para operações de resgate.
O prefeito informou que famílias já estão sendo acolhidas no ginásio e ressalta dificuldade em atender todas as ligações devido a problemas no telefone, indicando a intensidade da demanda por informações e auxílio.
“Estamos acolhendo famílias e não param de chegar ligações para a Defesa Civil. Estamos recebendo informações, mesmo com problemas nos telefones que nos impedem de atender a todas as chamadas.”
Ele menciona que pessoas com a cota 26 já estão pedindo para sair, indicando uma mudança no comportamento da enchente em comparação com setembro. A comunidade tem colaborado. “Lamentamos muito, mas estamos atentos e vigilantes. “Choveu muito a noite e continua chovendo. Estamos lidando com a água dos nossos arroios, e houve uma mudança no formato da enchente”, resume Schneider.