Desde a noite passada, a cidade de Roca Sales, no Vale do Taquari, enfrenta uma situação delicada devido à elevação do nível do Rio Taquari. Silvinho Zart, coordenador da Defesa Civil local, afirma que o quadro é agravado devido aos efeitos da enchente de setembro.
Segundo Zart, a projeção é que o rio atinja a marca de 19 metros até as 9h, continuando em elevação na região alta da cidade para as próximas horas. De acordo com ele, nas últimas horas, a água tem subido cerca de 50 centímetros.
“Estamos vivendo um momento delicado. Chegando nas casas, ainda não nos recuperamos da enchente passada. Famílias que já perderam tudo estão revivendo essa tristeza.”
A falta de vazão de água pelo sistema urbano de drenagem agrava a situação na área urbana. Em locais como General Daltro Filho, na avenida principal, a cota projetada ameaça inundar novamente, e as autoridades alertam para a possibilidade de a água atingir a região.
Na área rural, há diversas estradas interrompidas, na ERS 129 houve queda de barreiras. Não há acesso mais à Colinas. Zart informou que mais de 50 famílias já foram retiradas das áreas de risco, mas ressaltou que o número exato ainda não está disponível.
Segundo ele, as autoridades estão concentradas em ações de resgate, assistência às famílias afetadas e monitoramento constante da evolução da situação.