O programa Fora de Hora desta sexta-feira conversou com o professor do curso de informática da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela, Matheus Sampaio que trouxe detalhes sobre a III edição da Feira de Profissões que ocorre na próxima terça-feira na sede da instituição de ensino.
Sampaio esclarece que o grande desafio é atrair a comunidade em geral para ingressar nos cursos e formar novas turmas para 2024.
Durante a feira, ocorre a exposição dos módulos. “Cada curso vai reservar espaço dentro do colégio e apresentar a programação. Explicar para a comunidade como funcionam”, destaca.
Ele diz ser contagiante ver o interesse das pessoas em buscar formação técnica. “Muitas empresas vem conhecer a escola, nossos cursos. E o mais legal é que os alunos antes da conclusão participam de um estágio, muitos já saem com os empregos garantidos”, conta.
Evolução do mercado
Ainda de acordo com Sampaio, a pandemia trouxe algumas vantagens, o avanço da tecnologia, por exemplo. “Os cursos EAD se fizeram presentes na vida de muitas pessoas e movimentou o mercado. A informática não é só ligar o computador, usar Word, Power Point, mas vai muito além disso. Nosso curso é muito mais completo e as pessoas acabam se surpreendendo com nossas aulas prática e teóricas”.
O curso técnico de informática é voltado para a área técnica, montagem e desmontagem de equipamentos, programação e instalação de software. O aluno aprende na prática como fazer todo o processo.
“Cada módulo do curso é destinado para uma área. O aluno recebe um diploma de treinamento em cada módulo mesmo sem ter concluído o curso. Para quem busca o mercado de trabalho, é uma excelente oportunidade. Muitas pessoas chegam no módulo três já empregados.”
Para os interessados, os cursos técnicos são para todas as faixas etárias. “Tem que estar cursando ou terminando o ensino médio, pode ser o EJA e quem está cursando o ensino médio precisa estar cursando o segundo ano”, explica.
Programação da III Feira de Profissões
- Local: Escola Estadual de Educação Profissional Estrela
- Data: 21 de novembro
Horários:
- Manhã – das 9h às 11h30min;
- Tarde – das 14h às 17h;
- Noite – das 19h às 23h.
Ouça a entrevista na íntegra