Escola técnica promove feira de profissões em Estrela

ENTREVISTA | FORA DE HORA

Escola técnica promove feira de profissões em Estrela

A 3ª edição ocorre na próxima terça-feira, 21, e conta com programação ao longo do dia e noite

Por

Escola técnica promove feira de profissões em Estrela
Matheus Sampaio, professor do curso de informática da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela (Foto: Marcelo Grisa)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Fora de Hora desta sexta-feira conversou com o professor do curso de informática da Escola Estadual de Educação Profissional Estrela, Matheus Sampaio que trouxe detalhes sobre a III edição da Feira de Profissões que ocorre na próxima terça-feira na sede da instituição de ensino.

Sampaio esclarece que o grande desafio é atrair a comunidade em geral para ingressar nos cursos e formar novas turmas para 2024.

Durante a feira, ocorre a exposição dos módulos. “Cada curso vai reservar espaço dentro do colégio e apresentar a programação. Explicar para a comunidade como funcionam”, destaca.

Ele diz ser contagiante ver o interesse das pessoas em buscar formação técnica. “Muitas empresas vem conhecer a escola, nossos cursos. E o mais legal é que os alunos antes da conclusão participam de um estágio, muitos já saem com os empregos garantidos”, conta.

Evolução do mercado

Ainda de acordo com Sampaio, a pandemia trouxe algumas vantagens, o avanço da tecnologia, por exemplo. “Os cursos EAD se fizeram presentes na vida de muitas pessoas e movimentou o mercado. A informática não é só ligar o computador, usar Word, Power Point, mas vai muito além disso. Nosso curso é muito mais completo e as pessoas acabam se surpreendendo com nossas aulas prática e teóricas”.

O curso técnico de informática é voltado para a área técnica, montagem e desmontagem de equipamentos, programação e instalação de software. O aluno aprende na prática como fazer todo o processo.

“Cada módulo do curso é destinado para uma área. O aluno recebe um diploma de treinamento em cada módulo mesmo sem ter concluído o curso. Para quem busca o mercado de trabalho, é uma excelente oportunidade. Muitas pessoas chegam no módulo três já empregados.”

Para os interessados, os cursos técnicos são para todas as faixas etárias. “Tem que estar cursando ou terminando o ensino médio, pode ser o EJA e quem está cursando o ensino médio precisa estar cursando o segundo ano”, explica.

Programação da III Feira de Profissões

  • Local: Escola Estadual de Educação Profissional Estrela
  • Data: 21 de novembro

Horários:

  • Manhã – das 9h às 11h30min;
  • Tarde – das 14h às 17h;
  • Noite – das 19h às 23h.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais