O assunto foi discutido durante entrevista no programa O Vale em Pauta desta quarta-feira, 15. De acordo com o presidente da Vale Log, Adelar Steffler, é necessário ações emergenciais para melhorar a questão logística da região e, uma delas, seria a implantação de um anel viário.
“Precisamos tirar o fluxo de veículos que não tem necessidade de transitar dentro de Arroio do Meio, de Lajeado e Estrela por um anel viário, seja vindo da BR-386 ou da ERS-130. É de extrema importância, pois precisa desafogar os perímetros urbanos. Quem realmente precisa circular dentro dos perímetros urbanos precisa ter fluidez, segurança e economia e, somente com a duplicação da BR-386, isso não vai acontecer”, relata Steffler.
Ele cita, também, que a BR-386 é uma rodovia importante para o escoamento do agro e demais setores. Considerada uma das principais rodovias no estado e situação, segundo ele, é preocupante. “Falta conhecimento e visão de algumas pessoas. A duplicação da BR-386 não vai acabar ou diminuir o fluxo, mas aumentar ainda mais. Todo mundo quer rodar numa rodovia que tem agilidade, rapidez, segurança e economia. Vamos ter um gargalo na região, pois o número de veículos vai ser cada vez maior, isso vai ser um grande problema”.
Outro assunto comentado é o sistema Free Flow que começa a operar em alguns pontos do estado. “Isso é futuro, não tem como voltar pra trás, não podemos entender ou achar que alguns precisam pagar a conta de todos. O Free Flow traz realmente o pagamento justo para todos, vamos pagar menos e arrecadar mais dinheiro e, consequentemente, mais obras serão realizadas, rodovias com fluidez maior e a segurança. Quanto mais dinheiro, mais investimento”, cita.
Para a Vale Log, 2023 foi difícil, pois no começo do ano, enfrentavam a crise da proteína animal, depois a estiagem e, no segundo semestre, a chuva intensa, mas o presidente acredita conseguir fechar o ano com bons resultados.
“A cooperativa nasceu dentro do agro, transportamos praticamente 95% produtos que vem do agronegócio, setor primário que é o grão – milho, soja, arroz, trigo e produtos acabados como farelo, alguns tipos de rações e nosso carro chefe é o setor agrícola, da fábrica para a lavoura, que é o fertilizante, e da lavoura para a fábrica de rações ou portos. O agro fomenta nosso transporte e esperamos fechar 2023 com chave de ouro”.