Batata recheada, brownie de cacau e mais: as atrações da Experiência Gastronômica

3º EMPREINOVE

Batata recheada, brownie de cacau e mais: as atrações da Experiência Gastronômica

Empresas da região vão proporcionar pratos saborosos aos participantes do evento que ocorre na próxima terça-feira, no Teatro Univates. Momento vai encerrar programação

Por

Batata recheada, brownie de cacau e mais: as atrações da Experiência Gastronômica
Proprietário do Buffet Telmo Gastronomia, Fábio Fernando Both, e o chefe Augusto Reinaldo Heberle, participaram do programa “O Vale em Pauta” (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado

Depois de uma ampla programação no Teatro Univates, um momento de descontração para apreciar uma gastronomia diferenciada. Este é o propósito da Experiência Gastronômica, atividade que encerra o 3º Fórum Estadual de Empreendedorismo, Estratégia e Inovação (EmpreInove), evento marcado para a próxima terça-feira, 21, no Teatro Univates.

A iniciativa ficará a cargo de três empresas da região especializadas no ramo: Buffet Speciale, Chef Augusto e Buffet Telmo Gastronomia. Acostumadas a servirem buffets em eventos com públicos distintos, prometem surpreender os participantes com a qualidade dos pratos.

Proprietário do Buffet Telmo Gastronomia, Fábio Fernando Both, e o chefe Augusto Reinaldo Heberle, participaram do programa “O Vale em Pauta”, na Rádio A Hora 102,9, e anteciparam um pouco do que irão levar ao evento. Both aposta nas batatas recheadas para conquistar o paladar dos participantes.

“Nós teremos três tipos, para atender todos os gostos. Uma será de carne de panela, gorgonzola e bacon, outra de camarão e teremos uma de legumes e queijos, que é uma opção para quem não come carne”, revela.

Já Heberle afirma que terá uma proposta “mais simples”, mas também com produtos diferenciados. “É uma ideia de lanche mais rápido, com mini hamburguer gourmet, um cachorrinho gourmet e um brownie de cacau com doce de leite. Vamos preparar com todo o carinho”.

Trajetórias

Both e Heberle também os campos de atuação e também abordaram a trajetória das empresas. A Telmo Buffet Gastronomia atua há cerca de quatro décadas no ramo, sendo metade do período dentro do Clube Tiro e Caça. O fundador, Telmo, com 73 anos, ainda se mantém na ativa, mesmo em um ritmo menor.

“Estamos focados em gastronomia para eventos mesmo, e com diversos tipos de cardápios. Atendemos até eventos com 2,5 mil pessoas. Nesses, chegamos a ter de 80 a 100 pessoas trabalhando”, frisa Both.

Heberle é da terceira geração de uma família de padeiros. Após ficar muito tempo fora de Lajeado, retornou para a cidade há dez anos e montou um buffet para eventos. “Eu me formei em relações públicas, depois fiz gastronomia. Comecei pequeno aqui e agora estamos crescendo. Mas ainda atendo a eventos menores, não faço além de 200, 300 pessoas. Nossa estrutura é menor”, comenta.

 

Mercado

Os dois empresários também falaram sobre o mercado para o setor de gastronomia de eventos na região. Segundo Heberle, o seu foco é de atuação na região, mas também já fez buffets para atividades em Porto Alegre, no litoral gaúcho e em Santa Catarina. “Ano passado percebi que tínhamos uma demanda reprimida muito grande, por conta da pandemia. Foi um ano muito bom. Já em 2023 percebi uma queda, com um bom início e uma desacelerada”, frisa.

Both lembra que, por conta da enchente do rio Taquari de setembro, muitos eventos acabaram cancelados na região. “Neste fim de semana nós temos um evento que era para ser na semana da cheia e acabou adiado”. No caso da Telmo Buffet Gastronomia, pontua que cerca de metade dos eventos atendidos ocorrem fora da sede, “Já fomos a Cerro Largo, São Miguel das Missões, Ibirubá, entre outras. Trabalhamos bastante fora”.

Assista a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais