Vale do Taquari e Rio pardo são destaques no ELI Summit 2023

REGIÃO

Vale do Taquari e Rio pardo são destaques no ELI Summit 2023

Durante o painel foram discutidos temas centrais para o desenvolvimento local das cidades e da região, com destaque no papel da inovação e desenvolvimento econômico

Por

Vale do Taquari e Rio pardo são destaques no ELI Summit 2023
Da esqueda para direita: Tiago Guerra, Rafael Kirst, Marcelo Caumo, Gabriel Segundo, Marcio Martins e Marcos Hüttmann. (Foto: divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ocorreu no final de outubro em Recife (PE) um painel sobre os ecossistemas de inovação dos Vales do Taquari e Rio Pardo. O evento fez parte da grade do ELI Summit 2023, maior evento de ecossistemas de inovação do País.

Participaram do painel autoridades e protagonistas locais. Dentre eles, Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado – cidade bicampeã do prêmio nacional de inovação, os secretários de desenvolvimento, Marcio Martins de Santa Cruz e Marcos Hüttmann de Venâncio Aires, além de Rafael Kirst, diretor de inovação e empreendedorismo da UNISC e representante do Converge Santa Cruz e Tiago Guerra, diretor executivo da AGIL – agência de desenvolvimento de Lajeado- e representante do Pro_Move Lajeado.

Durante o painel os atores discutiram temas centrais para o desenvolvimento local das cidades e da região, com destaque no papel da inovação no desenvolvimento econômico. “Estamos superando a lógica da inovação pensada a portas fechadas, restrita aos laboratórios de P&D das instituições. O futuro da inovação passa por iniciativas colaborativas que levem em conta os interesses e a participação de toda a comunidade local.” Afirmou Rafael Kirst quando questionado sobre como a inovação vem transformando o jeito de fazer e de se pensar negócios e remodelando a interação entre as diferentes forças da sociedade.

Os Vales do Taquary e Rio Pardo estão em evidência quando o assunto é inovação. Lajeado sagrou-se recentemente bicampeã do prêmio nacional de inovação na categoria municípios de pequeno porte, e está ao lado de cidades como Itajubá e Florianópolis no rol de vencedores do prêmio em 2023.

Em Venâncio Aires, o empreendedorismo é protagonista. A cidade é o berço de uma das estrelas do mercado de fintechs, a CAF (também conhecida como Combate à Fraude) que é uma das principais provedoras de serviço de verificação de identidade e combate a fraudes do Brasil,  com mais de 80 milhões em investimento internacional.

Em Santa Cruz, o destaque vai para as startups Meu Resíduo e a para LimbX. A Meu Resíduo, empresa associada ao Tecnounisc, foi recentemente classificada com a mais promissora clean tech do Brasil pelo ranking 100 Open Startups e como a 32ª mais promissora startup do país. Já a LimbX, empresa focada no desenvolvimento e fabricação de próteses acessíveis e tecnológicas para amputados, associada ao Tecnounisc e residente do Gauten Parque tecnológico, obteve destaque no último Startup do Health Meeting,  que ficou entre as finalistas nacionais na batalha de startups.

Durante o painel foram discutidos temas como o papel do poder público na orquestração do desenvolvimento local, a importância das iniciativas de ecossistema enquanto fórum de discussão para a construção de futuros mais inclusivos e prósperos, além importância do empreendedorismo como mola propulsora da economia local.

Acompanhe
nossas
redes sociais