Sicredi Integração RS/MG leva educação financeira ao CRIE Conexões

Univates

Sicredi Integração RS/MG leva educação financeira ao CRIE Conexões

Integrantes da cooperativa ministraram o painel: "Planejando as minhas finanças" para estudantes da área de gestão

Por

Sicredi Integração RS/MG leva educação financeira ao CRIE Conexões
Foto: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Com a proposta de promover a transformação da comunidade por meio de ações que busquem a qualidade de vida, a Univates realiza, desde a última segunda-feira, 6, o CRIE Conexões, evento que na noite de terça-feira, 7, contou com a participação da Sicredi Integração RS/MG. A cooperativa ministrou o painel “Planejando as minhas finanças” para estudantes da área de Gestão, no qual a professora Elisabete Penz Beuren e o assessor de investimentos Jefferson Mattei explanaram sobre temas relacionados à educação financeira e a relação das pessoas com o dinheiro.

Instigando reflexões sobre conscientização, escolhas, comportamento e organização, Elisabete concentrou sua fala na orientação financeira, principalmente a partir de dados que indicam que 78% das famílias brasileiras se declararam endividadas em 2022, ao mesmo tempo em que 67% delas afirmaram dar mais valor para reservas depois da pandemia.

Ao mencionar a importância do planejamento de longo prazo e da definição de objetivos que caibam no orçamento, a professora alertou para o impacto desafiador das mídias sociais nas escolhas diárias e no comportamento imediatista por estimularem o consumo muitas vezes desenfreado e que ocasionam despesas não previstas.

Apresentando mitos e verdades sobre o posicionamento em algumas situações que envolvem dinheiro, ela deu dicas para não priorizar só o agora, não ser otimista demais, não ser influenciado pelo contexto (amigos e mídias) e para construir novos hábitos, ressaltando que a educação financeira leva à uma vida mais tranquila e sustentável. “Lembre-se sempre de cooperar primeiramente consigo mesmo e com seu recurso financeiro. A sua jornada é muito pessoal e única. Estabeleça objetivos bem claros e diga não para aquilo que não está de acordo com seu momento de vida”, aconselhou.

Já na segunda parte do painel, Mattei direcionou sua abordagem para a área de investimentos, tema que, segundo ele, considera a “aplicação de capital com expectativa de um benefício futuro”. Exemplificando alternativas de renda fixa e renda variável, ele comentou também sobre fundos de investimentos e previdência privada, liquidez, risco e diversificação, sugerindo: “Nunca coloque todos os ovos em uma única cesta para evitar oscilações”.

O assessor ainda orientou quanto à busca por portfólios mais adequados conforme o perfil e deu dicas de bons investimentos, além de demonstrar as melhores opções para definição da remuneração. Ressaltando que investimentos trazem segurança em situações inesperadas, como problemas de saúde, Mattei recomendou que sejam feitos aportes constantes e que se busque aprofundar o conhecimento sobre o assunto, procurando também a Sicredi para orientações.

Acompanhe
nossas
redes sociais