Até o fim do ano o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Taquari (CRPO-VT) espera pela definição dos locais em que serão construídos os novos quartéis da Brigada Militar. As sedes antigas foram destruídas pela enchente e a premissa é que as estruturam sejam erguidas em pontos não alagáveis das duas cidades
Em entrevista ao Conexão Regional do Grupo A Hora, o tenente-coronel Alessandro Bernardes confirmou a existência de locais pré – estabelecidos. Em Roca Sales, o terreno fica em frente ao atual endereço do Hospital Roque Gonzales, próximo ainda da igreja da Paróquia São José. Em Arroio do Meio, a área fica no bairro Medianeira, perto da ERS-130. Há ainda outros locais, caso não se concretize a obra no terreno cedido pelo governo de Roca Sales. “A expectativa é que as construções estejam em andamento no início do ano que vem, com os locais e projetos prontos até o final de 2023”, projeta.

Quartel da BM ficava no acesso ao loteamento Sete de Setembro (Foto – Divulgação)
Posição estratégica
Nas duas cidades, as tratativas ocorrem em conjunto entre as administrações locais e o Estado, com a participação do comando da Brigada Militar do Vale do Taquari. Os municípios destinam as áreas e a construção fica com o governo do Rio Grande do Sul, que administra o serviço de segurança pública. “Não se trata de quartéis grandes, mas com posicionamento estratégico, que tenha fluidez no trânsito para o deslocamento”, explica. Não há valores confirmados para as novas estruturas.
Em Arroio do Meio estão locados 27 policiais militares. Já a guarnição de Roca Sales conta com seis agentes.
Ouça a entrevista completa do tenente-coronel Alessandro Bernardes: