Feira em Ilópolis destaca as potencialidades da erva-mate

ILÓPOLIS

Feira em Ilópolis destaca as potencialidades da erva-mate

De 10 a 12 de novembro, o município sediará o evento que enaltece a produção e industrialização da erva-mate e o turismo

Por

Feira em Ilópolis destaca as potencialidades da erva-mate
Presidente da feira Fernando Dapont e prefeito Edmar Rovadoschi. (Divulgação)
Ilópolis
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Para valorizar a produção da erva-mate, a Associação Amigos da Erva-Mate e o governo de Ilópolis promovem a 11ª Turismate. O evento começa na sexta-feira, 10, e segue até domingo, 12, com entrada gratuita. A programação inclui o Simpósio Técnico sobre “A erva-mate e seus desafios,” o Seminário de Turismo e o Fórum Sul-Americano da erva-mate.

O evento terá como palco o Parque do Ibama, que abrange 24 hectares de mata nativa e ambientes onde é possível conhecer o processo histórico da erva-mate, com réplicas de equipamentos, imóveis e instrumentos utilizados no processo de produção do produto, desde 1500 até a atualidade.

O prefeito de Ilópolis, Edmar Pedro Rovadoschi, destaca que neste ano o evento é especial. “A Festa da erva-mate vem coroar o trabalho de nossos produtores. São eles os grandes responsáveis por conferir ao município de Ilópolis o título de maior produtor de erva-mate do Rio Grande do Sul. E neste ano, comemoramos os 60 anos de emancipação do município com uma programação especial durante a Turismate,” disse.

Já o presidente da 11ª Turismate e vice-prefeito, Fernando Dapont, destaca a participação das indústrias ervateiras no evento. “São as indústrias ervateiras as estrelas da Festa da Erva-mate. São elas que levam o nome de Ilópolis para o mundo e que transformam nosso ouro verde em produto. Ao chegar na Turismate, os visitantes serão recebidos por 15 indústrias ervateiras que estarão mostrando seus produtos, e mais 87 estandes,” declara. Ao todo, são 31 indústrias ervateiras no município.

Simpósio Técnico

Na sexta-feira, 10, ocorre o Simpósio Técnico “A Erva-Mate e seus desafios,” com início às 8h, no Centro Vocacional Tecnológico, no Parque do Ibama. O público-alvo são produtores rurais, ervateiros, membros de entidades representantes do setor, autoridades municipais e estaduais, técnicos, estudantes e público em geral. Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura pelo telefone (51) 99708.6490.

Seminário de Turismo

Voltado ao empreendedorismo, ocorre no sábado, 11, às 8h, no Centro Vocacional Tecnológico, o 1° Seminário de Turismo de Ilópolis. A coordenação é da secretária de Cultura e Turismo, Emília Gasparin.

Fórum Sul-Americano da Erva-Mate

São esperados representantes do setor ervateiro da Argentina, Paraguai e Uruguai. O evento ocorre no sábado, 11, com início às 13h30min, no Centro Vocacional Tecnológico da Erva-Mate.

Acompanhe
nossas
redes sociais