Passado o Dia de Finados, o município de Lajeado prepara a construção do sexto bloco de gavetas mortuárias no Cemitério Municipal Travessa da Paz, localizado no bairro Florestal. Para poder iniciar as obras no local, ocorrem nesta semana as últimas exumações.
O espaço onde o bloco será construído está demarcado e sinalizado há mais de um ano. Coordenador dos cemitérios municipais, André Martinelli explica que a primeira parte do processo para a construção de gavetas é delimitar a área. É
feito o mapeamento e numeração de todas as sepulturas. Quando a pessoa sepultada é identificada, se faz o contato com familiares, para que possam acompanhar o processo de exumação.
Porém, algumas sepulturas seguem sem identificação. “Sinalizamos a área antes do Dia de Finados do ano passado. Os familiares que costumam ir ao cemitério nesta data viam o local demarcado e os avisos. Começaram a entrar em contato com a gente para identificar seus familiares. Mas em alguns casos não há nada nas sepulturas. Isso dificulta o contato com possíveis familiares ou conhecidos”, diz Martinelli.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS) fez o trabalho de catalogação de todas as sepulturas, com mapeamento da localização de cada uma delas, numeração e fotografias. Assim, é possível fazer uma eventual futura identificação. Para mais informações o contato é pelo telefone 3982-1088.
As exumações devem ser concluídas até quarta-feira, 8. A construção do bloco inicia na sequência. “Vamos pedir agilidade na construção, pois temos poucas gavetas disponíveis no bloco cinco”, diz Martinelli.
Falta de espaço
Desde 2015, não ocorrem mais sepultamentos no solo nos cemitérios municipais de Lajeado. Desde então, começou o projeto de construção dos blocos de gavetas para possibilitar o sepultamento de mais pessoas. Cinco blocos já foram construídos, sendo que todos passaram pelo mesmo processo de exumação das sepulturas que ocupavam a área onde foi feita a obra.
No local onde será construído o sexto bloco, foram identificadas 108 sepulturas. Já o bloco terá 256 gavetas e 44 nichos/ossuários, que são espaços menores para guardar restos mortais ou cinzas de cremação.