Lajeado e Muçum chegam à final em concurso da Famurs de boas práticas de gestão

Vale do Taquari

Lajeado e Muçum chegam à final em concurso da Famurs de boas práticas de gestão

LabiLá concorre na categoria Ecossistemas de Inovação e Muçum Turismo - Princesa das Pontes, na de Turismo. Colocação das cidades será revelada no dia 22 de novembro

Por

Lajeado e Muçum chegam à final em concurso da Famurs de boas práticas de gestão
Ecossistema de inovação de Lajeado, o Labilá, está entre os projetos finalistas do prêmio da Famurs. (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Reconhecer e estimular a implementação de políticas públicas e práticas inovadoras para a melhoria da qualidade de vida das cidades. Pilares do Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em sua quinta edição, possui duas cidades do Vale do Taquari entre as finalistas.

Os critérios avaliados analisavam resultados comprovados de criatividade e inovação, aplicabilidade e replicabilidade, impacto social, continuidade, interação das secretarias, eficiência e sustentabilidade. Entre os selecionados, na categoria Ecossistemas de Inovação, está o projeto LabiLá – Laboratório de Inovação Social e Governamental de Lajeado.

Diretor de Inovação do município, Cristiano Zanin, afirma que a indicação é um ótimo indicativo para a cidade. Para ele, é um sentimento de grande satisfação e alegria. Zanin pontua que é um reconhecimento dos caminhos e escolhas inovadoras nas soluções que incluem a participação na comunidade.

“O Labilá é uma iniciativa que surge junto ao Pro_Move Lajeado, já premiado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Agora, com a Famurs, é a perspectiva da principal entidade que preza pela Gestão Pública em municípios. Isso nos dá grande força para seguir, cada vez mais, com o projeto”.

Outro município premiado é Muçum. Este na categoria de Turismo, com o projeto Muçum Turismo – Princesa das Pontes. Para o prefeito Mateus Trojan, o reconhecimento reforça a importância das ações desenvolvidas no projeto, principalmente por sua crescente evolução e destaque entre as atrações turísticas do estado.

Trojan destaca, ainda, o impacto positivo do turismo na região. “É um grande auxílio na geração de emprego direto e indireto e é fonte de economia limpa. Além disso, a capacidade arquitetônica comprova que investir neste ramo é o futuro do município”, afirma.

A premiação

Os municípios finalistas da 5ª edição já foram notificados. Na cerimônia, receberão troféu e certificado, conferindo o título de primeiro, segundo e terceiro lugares. Os demais projetos inscritos receberão certificado de participação.

A cerimônia de revelação das colocações das cidades ocorre no próximo dia 22 de novembro. A solenidade será realizada no Centro de Evento de Nova Petrópolis, a partir das 18h30, junto à Smart Cities Park.

Durante o coquetel, serão premiados 48 dos 369 projetos avaliados, contemplando 16 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura; Desenvolvimento Econômico e Desburocratização; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Ecossistemas de Inovação; Educação; Esporte e Lazer; Fazenda; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Pública; e Turismo.

Acompanhe
nossas
redes sociais