Nesta terça-feira, 7, Arroio do Meio recebe oito intercambistas da cidade alemã de Boppard, celebrando o décimo aniversário de seu convênio. A presidente do Círculo de Amigos, Eneida Führ Kuhn, informa que o grupo chega por volta das 12h quando almoça no Restaurante Bettios e permanecem na cidade até o dia 13 quando vão para outros locais do país.
A estadia em Arroio do Meio contempla uma programação repleta de atividades, incluindo um jantar de confraternização no Refúgio Heimatland, o Roteiro Vales e Arroios, bem como a exploração dos Caminhos da Forqueta. Além disso, o grupo visitará locais em Santa Clara do Sul, a Univates, o Morro Gaúcho, e a Ponte de Ferro, nos municípios de Teutônia e Westfália.
Neste ano, a visita ganha um significado ainda mais especial, pois o grupo demonstra preocupação com a recuperação da cidade após as enchentes ocorridas nos dias 4 e 5 de setembro. Além dos passeios turísticos, o grupo inclui em sua agenda uma visita ao gabinete do Prefeito Danilo José Bruxel e às escolas afetadas pela enchente.
Durante uma dessas visitas, o grupo, acompanhado pelo coordenador, detalhará como foi o envolvimento da comunidade alemã nas ações de arrecadação de fundos para auxiliar na recuperação. Ao todo, foram arrecadados R$ 52 mil.
O convênio
Arroio do Meio é cidade irmã de Boppard desde 6 de agosto de 2013, quando uma comitiva de 18 pessoas, acompanhada pelo então prefeito Sidnei Eckert, prestigiou a assinatura do convênio na Alemanha. No mesmo ano, em novembro, uma comitiva de 24 jovens retribuiu a visita, selando a parceria.
Desde então, Arroio do Meio recebeu quatro grupos de intercambistas, enquanto Boppard hospedou e acolheu igualmente quatro grupos. Com características geográficas semelhantes e a proximidade com o rio Reno, Boppard está localizada na região de Hunsrück, na Alemanha, de onde muitas famílias imigrantes se estabeleceram em colônias no Vale do Taquari.