“Ser soberana é uma grande escola”, diz rainha da Fenachim

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

“Ser soberana é uma grande escola”, diz rainha da Fenachim

Para Veridiana Röhsler, participar de concurso vai além de uma coroa. Destaca entrega como essencial para candidatas à corte

Por

“Ser soberana é uma grande escola”, diz rainha da Fenachim
Sandro Kroth, coordenador do concurso das Soberanas da Fenachim; e Veridiana Röesler, rainha da Fenachim (Foto: Rodrigo Gallas)
Venâncio Aires
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Aos 28 anos, Veridiana Röesler, rainha da Fenachim está em ritmo de despedida. Após quase dois anos representando o município de Venâncio Aires com as princesas Alexandra Keller e Lavínia Giehl, elas passam a faixa para as sucessoras no próximo sábado, 11, quando ocorre a escolha das Soberana da Fenachim 2024.

“Sentimento de gratidão. Estamos contentes e com a certeza de que um novo trio muito competente vem por aí”, garante Veridiana.

Para ser rainha de uma festa como a Fenachim ou de qualquer outra, existe toda uma preparação e dedicação. “O concurso nos oferece uma preparação para depois sermos soberanas. O estudo do que é o chimarrão, os benefícios da erva-mate. Saber informações sobre o município, nossa história, saber comunicar, ter simpatia, humildade e proatividade. Não precisamos esperar um convite chegar, mas ir lá e fazer a nossa parte”, descreve.

Veridiana garante que nada é feito sozinho. Existe um trabalho em equipe, um acompanhamento de profissionais para que possam exercer o seu papel como representantes de uma comunidade. A experiência adquirida é ímpar. “Continuo a mesma pessoa antes de ser eleita rainha. Um título como esse não nos muda como pessoa, como personalidade dentro da comunidade, agora, profissionalmente, mudou a minha carreira. Entrei num patamar de conhecimento muito maior, conheci muitas pessoas, muitos lugares e isso traz um aprendizado que talvez outro momento das nossas vidas não nos daria”.

E acrescenta, que para ser uma boa pessoa não precisa de uma coroa. “Para ter um coração soberano não precisamos ter uma coroa. Podemos fazer o bem para as pessoas, usar as emissoras de rádio, os trabalhos, as redes sociais e dar visibilidade a outras causas sociais, à pessoas que precisam, isso me deixa muito orgulhosa. Foi um trabalho construído em conjunto com as minhas princesas. Desde o momento de eleitas, nos dispusemos estar à frente da comunidade e ao lado de pessoas que muito nos ajudaram. Ser soberana é uma grande escola. Não é sobre ganhar ou perder, sobre se entregar e aprender com aquilo que a gente recebe, mas com aquilo que a gente entrega também”.

Escolha da nova Corte das Soberanas Fenachim 2024

No próximo sábado, 11, a partir da 20h, ocorre a escolha do trio que irá substituir as atuais rainha e princesas da festa. São nove candidatas que concorrem ao título. Para o coordenador do concurso das Soberanas da Fenachim, Sandro Kroth, os trabalhos iniciaram em ainda em maio.

“A abertura das inscrições foi em maio e permaneceu por 60 dias. Desde então, tivemos várias atividades como a prova objetiva, redação, prova do chimarrão. Em outubro aumentaram os ensaios que contaram com a participação da comissão organizadora, em torno de 50 voluntários”, conta Kroth.

Segundo Kroth, em 2021, Venâncio Aires foi o primeiro município do estado a realizar uma escolha de Corte com a presença de público. “Neste sábado, mais uma vez, vamos presentear a população de Venâncio Aires e região que vão nos prestigiar com mais um belíssimo espetáculo. Esse evento de escolha vai estar inserido novamente assim como em 2021, dentro do 2º Festival Gastronômico e Cultural, onde a gastronomia em destaque vai ser à base da proteína animal já indo ao encontro da nossa economia local, pelo fato de sermos o segundo município em maior abate de bovinos no estado e também, o segmento cultural que Venâncio Aires é muito pujante”, finaliza.

O evento é aberto ao público e os ingressos para arquibancada podem ser adquiridos com as candidatas ao título e reservas de mesas até a quarta-feira, 8. A escolha inicia pontualmente às 20h e deve finalizar até 22h com a coroação da nova rainha e princesas. Já o Festival Gastronômico inicia na sexta-feira, 10, às 18h até segue até o domingo, 12.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais