O trabalho desenvolvido pelo Jardim Botânico de Lajeado obteve reconhecimento nacional. Neste sábado, 4, o espaço ambiental foi contemplado com o primeiro lugar no Prêmio Helena Quadros – edição 2023.
O anúncio do prêmio ocorreu no Encontro Nacional da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, dentro da programação do 73º Congresso Brasileiro de Botânica, em Belém (PA).
Criado este ano, pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), o concurso busca reconhecer práticas de educação socioambiental em jardins botânicos do país.
No caso do Jardim Botânico de Lajeado, a iniciativa premiada é o projeto Guardiões Ambientais Mirins, voltado para estudantes de 10 a 12 anos matriculados nas escolas de Lajeado.
Em segundo lugar, ficou o projeto “Estratégias de Educação Ambiental”, do Parque Municipal Zoobotânico Arruda Câmara, localizado em João Pessoa, na Paraíba.
Mais sobre o concurso
Por meio do Prêmio Helena Quadros, o Comitê Executivo da RBJB, visa também reconhecer e incentivar as pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos jardins botânicos associados a desenvolverem e divulgarem suas atividades de educação ambiental em prol da conservação da flora nativa brasileira e suas interações com a sociedade.
O tema deste 1º Prêmio Helena Quadros é “Conservação da flora por meio de uma educação que transforma o homem e sua consciência ambiental”.