Domingo de Enem movimenta campus da Univates

Educação

Domingo de Enem movimenta campus da Univates

Universidade é um dos locais na região onde houve aplicação da prova. Destaque do dia foi a redação

Por

Atualizado domingo,
05 de Novembro de 2023 às 17:03

Domingo de Enem movimenta campus da Univates
Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais de 2,7 mil pessoas participam, neste domingo, 5, do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na região. Maior cidade da região, Lajeado concentra o maior número de inscritos, com pouco mais de 1,2 mil candidatos.

Diferente do ano passado, a aplicação do exame se concentrou na Univates, distribuída nos blocos 3, 7 e 12. A movimentação no campus era grande no começo da tarde, com direito a veículos e vans oriundos de municípios vizinhos.

Pela terceira vez, Luana Schorr, 27, se inscreveu para o Enem. Estudante de psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), busca uma boa nota para obter acesso a programas como o Financiamento Estudantil (Fies) ou o Programa Universidade para Todos (ProUni).

“Quero concluir o curso o quanto antes e, para isso, preciso fazer mais cadeiras”, justifica Luana, que fez o teste em 2015 e 2018 e disse ter se preparado dentro do possível para a prova deste ano. “Busquei me atualizar bastante, principalmente em relação aos possíveis temas de redação”.

Estreantes

Alunos da Escola Estadual Érico Veríssimo, Davi Pedro Brandt, 18, e Cristiane Fernandes, 17, se inscreveram para o Enem por motivos distintos. Estrantes no exame, os dois conversavam antes do exame e trocavam ideias sobre o que poderia ser o tema da redação.

“Acredito que vai estar relacionado a vacinação”, palpitou Brandt, que busca uma boa nota para ingressar no curso de engenharia da computação em uma universidade pública. Ele conclui o ensino médio este ano.

Só a Univates concentrou 1,2 mil candidatos na região / Crédito: Mateus Souza

“Pode ter a ver com a saúde da mulher”, opinou Cristiane sobre o tema. Como ainda está no segundo ano, o Enem não é obrigatório para ela. Porém, se inscreveu para conhecer mais a prova. “Ano que vem vou fazer de novo. Já iniciei um curso pré-vestibular e quero cursar medicina”.

Abraços e orações

Chamou atenção, próximo ao prédio 1 da Univates, a presença de um grupo de jovens com cartazes na mão. Integrantes da Igreja Lagoinha, eles foram até a universidade prestar apoio às pessoas inscritas para o Enem.

“Estamos aqui para tranquilizar o pessoal e oferecer uma oração para acalmar o coração deles. Sabemos que uma prova dessas deixa as pessoas muito ansiosas, e o nervosismo pode atrapalhar o desempenho”, explica Jordana Netto, uma das voluntárias.

Muitos aceitaram a oração e até mesmo um abraço. Segundo Jordana, é a primeira vez que fazem uma ação antes de uma prova como o Enem. “Mas fizemos ações de afeto no Setembro Amarelo e também naquele período onde ocorreram ameaças em escolas”.

 

Voluntários da Igreja Lagoinha / Crédito: Mateus Souza


Primeiro domingo

Além de Lajeado, as cidades de Arroio do Meio, Encantado, Estrela e Teutônia sediam as provas do Enem na região. Em todo o RS, são 106 municípios-sede, com quase 160 mil inscritos.

Neste primeiro dia, além da redação, os candidatos fazem as provas de ciências humanas e de linguagens e códigos. A aplicação do teste segue até as 19h. No próximo domingo, 12, será a vez das provas de matemática e de ciências da natureza.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais