Mais de 2,7 mil pessoas participam, neste domingo, 5, do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na região. Maior cidade da região, Lajeado concentra o maior número de inscritos, com pouco mais de 1,2 mil candidatos.
Diferente do ano passado, a aplicação do exame se concentrou na Univates, distribuída nos blocos 3, 7 e 12. A movimentação no campus era grande no começo da tarde, com direito a veículos e vans oriundos de municípios vizinhos.
Pela terceira vez, Luana Schorr, 27, se inscreveu para o Enem. Estudante de psicologia na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), busca uma boa nota para obter acesso a programas como o Financiamento Estudantil (Fies) ou o Programa Universidade para Todos (ProUni).
“Quero concluir o curso o quanto antes e, para isso, preciso fazer mais cadeiras”, justifica Luana, que fez o teste em 2015 e 2018 e disse ter se preparado dentro do possível para a prova deste ano. “Busquei me atualizar bastante, principalmente em relação aos possíveis temas de redação”.
Estreantes
Alunos da Escola Estadual Érico Veríssimo, Davi Pedro Brandt, 18, e Cristiane Fernandes, 17, se inscreveram para o Enem por motivos distintos. Estrantes no exame, os dois conversavam antes do exame e trocavam ideias sobre o que poderia ser o tema da redação.
“Acredito que vai estar relacionado a vacinação”, palpitou Brandt, que busca uma boa nota para ingressar no curso de engenharia da computação em uma universidade pública. Ele conclui o ensino médio este ano.

Só a Univates concentrou 1,2 mil candidatos na região / Crédito: Mateus Souza
“Pode ter a ver com a saúde da mulher”, opinou Cristiane sobre o tema. Como ainda está no segundo ano, o Enem não é obrigatório para ela. Porém, se inscreveu para conhecer mais a prova. “Ano que vem vou fazer de novo. Já iniciei um curso pré-vestibular e quero cursar medicina”.
Abraços e orações
Chamou atenção, próximo ao prédio 1 da Univates, a presença de um grupo de jovens com cartazes na mão. Integrantes da Igreja Lagoinha, eles foram até a universidade prestar apoio às pessoas inscritas para o Enem.
“Estamos aqui para tranquilizar o pessoal e oferecer uma oração para acalmar o coração deles. Sabemos que uma prova dessas deixa as pessoas muito ansiosas, e o nervosismo pode atrapalhar o desempenho”, explica Jordana Netto, uma das voluntárias.
Muitos aceitaram a oração e até mesmo um abraço. Segundo Jordana, é a primeira vez que fazem uma ação antes de uma prova como o Enem. “Mas fizemos ações de afeto no Setembro Amarelo e também naquele período onde ocorreram ameaças em escolas”.

Voluntários da Igreja Lagoinha / Crédito: Mateus Souza
Primeiro domingo
Além de Lajeado, as cidades de Arroio do Meio, Encantado, Estrela e Teutônia sediam as provas do Enem na região. Em todo o RS, são 106 municípios-sede, com quase 160 mil inscritos.
Neste primeiro dia, além da redação, os candidatos fazem as provas de ciências humanas e de linguagens e códigos. A aplicação do teste segue até as 19h. No próximo domingo, 12, será a vez das provas de matemática e de ciências da natureza.