CRIE Conexões aponta caminhos à transformação dos territórios

ECONOMIA E NEGÓCIOS

CRIE Conexões aponta caminhos à transformação dos territórios

Evento inicia nesta segunda-feira, na Univates, e terá palestra com Monja Coen como destaque. Mais de 70 atividades, entre palestras e workshops, integram programação especial

Por

CRIE Conexões aponta caminhos à transformação dos territórios
Teatro Univates será palco de momentos importantes da programação, como a palestra com a Monja Coen. (Foto: Mateus Souza)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A partir desta segunda-feira, 6, a Univates será palco de uma extensa programação voltada à transformação das comunidades e dos territórios. Com atividades que vão desde painéis até oficinas temáticas, o CRIE Conexões deve reunir até 3 mil pessoas na universidade. O ponto alto será a palestra-magna com a Monja Coen, no Teatro Univates.

Ao todo, serão cerca de 70 atividades presenciais que vão até quinta-feira, 9, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite. Algumas dessas ainda contam com vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site univates.br/crieconexões.

Conforme a professora Fernanda Antonio, coordenadora do CRIE Conexões, o evento, que é uma grande integração das semanas acadêmicas dos cursos da Univates, chega com o propósito de unir agentes da evolução em um ecossistema colaborativo que incentiva o diálogo, a coparticipação e a diversidade.

“A transformação de um território depende das ações de cada indivíduo, que, dentro da sua comunidade, resgata valores e promove mudanças na busca pela qualidade de vida”, pontua. Segundo ela, são essas ações que norteiam as atividades do evento, desde as vivências, os espaços makers e atividades mais específicas de cada área do conhecimento.

Solução às demandas

Um dos destaques da programação deste ano são os espaços maker, que buscam possibilidades de solução para as demandas locais ou trazer sugestões a prefeituras, empresas, cooperativas e associações. “Serão espaços de criação aberta que prometem entregas pontuais e assertivas em prol da coletividade. Estamos curiosos e, ao mesmo tempo, esperançosos com os resultados”, afirma.

Ao todo, serão três espaços maker, com temáticas voltadas ao meio ambiente e a vida em comunidade; ao turismo no Vale do Taquari; e ao empreendedorismo social criativo. Os jornalistas Luciane Eschberger Ferreira, responsável pelo projeto Viver Cidades, e Fábio Kuhn, gestor da plataforma 365 vezes no Vale, estão entre os painelistas.

Os espaços maker, conforme Fernanda, contarão com grupos que vão desenvolver propostas a serem entregues para os gestores públicos e privados da região. As atividades ocorrerão nas noites de terça e quarta-feira.

A programação, além disso, abre espaço para as atividades diferentes e vivências que conduzem as pessoas ao autoconhecimento e ao despertar do sentimento de pertencimento, como meditação, yoga, mindfulness, biodança, arteterapia, entre outras.

Bem-estar coletivo

Após quatro anos, Monja Coen retorna ao palco do Teatro Univates, desta vez dentro da programação do CRIE Conexões.

A palestra, denominada “Somos a vida da terra – cuidando somos cuidados” foi pensada com o propósito de compartilhar ensinamentos do budismo e tratar da interdependência e do apoio mútuo na vida em comunidade e dos impactos na relação com o território.

Outros palestrantes de destaque são a ex-secretária de Turismo da cidade de Socorro (SP), Ana Monteiro e o diretor da Codex, Venicios Santos.



Programação

PALESTRA-MAGNA COM MONJA COEN

Dia 6, das 19h às 21h
Local: Teatro Univates

CONECTAR PARA REALIZAR (Espaços Maker)

Dias 7 e 8, das 19h20min às 22h20min
Locais: Sala Aula Mais (Meio Ambiente e Vida em Comunidade); Sala Crie TI (Turismo no Vale do Taquari) e Sala do Empreendedorismo (Empreendedorismo social criativo)

CONECTAR PARA TRANSFORMAR (Oficinas diversas)

Dias 7 e 8, o dia todo
Locais: Diversos

CONECTAR PARA CONHECER (Palestras e oficinas diversas)

Dias 7, 8 e 9, o dia todo
Locais: Diversos

Acompanhe
nossas
redes sociais