“Queremos reconstruir a mata ciliar, por meio do plantio e doações”

ABRE ASPAS

“Queremos reconstruir a mata ciliar, por meio do plantio e doações”

O estudante Carlos Alberto Novo dos Santos, 17, foi um dos moradores de Muçum a ter grandes perdas com a enchente de setembro. Tendo sua casa quase destruída pela força da água, o jovem viu na união das pessoas a oportunidade de fazer o bem. Enquanto estava rodeado de voluntários decidiu criar o projeto de reflorestamento por meio de doação de mudas e sementes

Por

“Queremos reconstruir a mata ciliar, por meio do plantio e doações”
Arquivo pessoal
Muçum
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O que é o projeto Vale Verde?

O Projeto Vale Verde foi criado após a terrível catástrofe dos dias 4 e 5 de setembro, que devastou as cidades do Vale do Taquari. Nosso objetivo é reconstruir a mata ciliar, realizar o plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas pelas cidades, além da doação de flores para as pessoas plantarem em suas casas. Também buscamos conscientizar a população regional da importância da preservação da mata ciliar. Ainda em 2023, temos algumas metas, como: auxiliar a restabelecer Muçum e outras cidades com o suporte ambiental e realizar o plantio de 100 árvores e 200 flores até o final do ano.

O que te motivou a criar essa iniciativa?

Desde pequeno sempre gostei de lidar com as plantas. Cerca de um mês após o acontecido, acordei com a ideia de criar este projeto. E com ajuda dos voluntários que me auxiliaram na limpeza da minha casa, juntos fomos em frente.

Quantas pessoas estão envolvidas e que papel exercem?

Cerca de 20 pessoas. São voluntários que estão dispostos a fazer o bem. Após a estabilidade das barrancas do Rio Taquari queremos recriar o cenário por meio de canteiros com árvores nativas e frutíferas e uma possível área de lazer para a população. Após a cidade de Muçum estar restabelecida em relação a isto, iremos dar continuidade as outras cidades atingidas.

Como funciona a questão de autorização que precisam?

Na primeira etapa, iremos plantar nos terrenos e nas calçadas, com autorização do proprietário. Em Muçum, estamos em contato com a Emater e com a prefeitura, pois em seguida iremos realizar o plantio nas barrancas, áreas urbanas, áreas de terras e morros.

Como decidem o que será plantado e onde?

Fazemos uma análise dos lugares aptos no momento, organizamos e nós programamos para agir. Até o momento, o grupo arrecadou 200 mudas, entre flores e árvores frutíferas e nativas.

Como as pessoas podem auxiliar o projeto?

As pessoas podem nos ajudar divulgando nosso projeto e nossa página do Instagram @projetovaleverders, ou doando mudas de árvores frutíferas, nativas, flores e sementes entrando em contato comigo pelo (51) 9 9939-0362.

Acompanhe
nossas
redes sociais