A Associação de Apoio à Pessoas com Câncer, Aapecan, realiza atividades ao longo do ano para orientar e auxiliar no tratamento de pessoas com a doença, principalmente os homens quanto a prevenção ao câncer de próstata. No Novembro Azul, esses trabalhos se intensificam.
De acordo com a assistente social da associação, neste mês, o foco é voltado para o autocuidado do homem. “Infelizmente, ainda existe um tabu, o medo de falar e de se cuidar. Por isso, realizamos trabalhos em escolas, empresas e em todas as nossas unidades por meio da prevenção”, revela Fabíola Fagundes.
Na próxima segunda-feira, 6, na sede da Aapecan, na Rua Júlio Maia, 546, em Lajeado, ocorrem palestras, a partir das 13h30min. O encontro é aberto à comunidade.
No dia 20, o Dia do Homem, com a realização de testes rápidos com a presença de profissional da saúde orientando sobre o autocuidado. Aberto à comunidade em geral, a partir das 13h30min.
Sobre a Aapecan
A Aapecan é uma organização da sociedade civil que não visa lucros, atendem pessoas com diagnóstico de câncer, apoiando na parte financeira (medicamentos e suplementos) e psicológico. “A casa de acolhimento funciona de segunda a sexta recebendo as pessoas que estão fazendo radio e quimioterapia. Além disso, os acompanhantes também ficam na casa sem nenhum custo”, explica Fabíola.
Há 18 anos no estado, conta com 15 unidades. A entidade já atendeu aos longo de quase duas décadas, 1040 pacientes e, no momento, 320 cadastros estão ativos. “Participam de oficinas, do grupo terapêutico com a psicóloga ou da casa retirando algum benefício. Nas 15 unidades, tivemos neste ano, 326 casos novos de câncer de próstata. Aqui em Lajeado, foram seis casos novos ao longo de 2023”, conta.
Doações
Fabíola relata que a ajuda da comunidade é muito importante, já que não dispõem de repasse de verbas. “As doações de roupas são repassadas para os pacientes e as demais são expostas em brechó para arrecadar fundos para manter a casa, mas recebemos qualquer tipo de doação”.
Atualmente, a AApecan atende na Rua Júlio Maia, 546, próximo ao Cras, em Lajeado. Contato pelo número (51) 3714-2523.
Assista a entrevista na íntegra