CCR projeta 236 mil veículos na BR-386 no feriadão de Finados

TRÂNSITO

CCR projeta 236 mil veículos na BR-386 no feriadão de Finados

Rodovia da Produção terá o fluxo mais intenso entre as administradas pela concessionária — BR-101, 386, 448 e Freeway

Por

Atualizado terça-feira,
31 de Outubro de 2023 às 14:13

CCR projeta 236 mil veículos na BR-386 no feriadão de Finados
Foto: Assessoria/CCR ViaSul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A CCR ViaSul divulgou a previsão para o tráfego durante o último feriado prolongado do ano. De acordo com a concessionária, entre a próxima quinta, 1º, e segunda, 6, mais de 1 milhão de motoristas devem usar as quatro rodovias administradas pela empresa no estado (BR-101, 386, 448 e Freeway).

Diferente das últimas previsões, desta vez, o estudo da empresa revelou que o fluxo mais intenso no período será registrado na BR-386, onde são esperados mais de 236 mil veículos. Deste total, algo em torno de 156 mil motoristas seguirão rumo ao interior do estado, enquanto quase 80 mil terão a capital gaúcha como destino.

Nos primeiros dias do feriado, quarta, 1º, e sexta, 3, não devem ser registrados mais de 27 mil condutores seguindo para o interior. Porém, no sábado, 4, esse índice supera os 31 mil, retornado para pouco mais de 20 mil nos demais dias.

Já em direção a Porto Alegre a média diária do fluxo fica em torno dos 13 mil veículos ao longo dos seis dias, com fluxo mais intenso previsto para o domingo, 5, com, aproximadamente, 15,6 mil carros.

Ensaio para o verão

De acordo com a CCR ViaSul, o movimento esperado na Freeway deve ficar próximo aos 232 mil veículos, dos quais cerca de 115 mil irão ao litoral enquanto outros 116 mil rumam à capital.

No sentido litoral são esperados, em média, 26 mil condutores para a quarta, 1º, e quinta, 2, sendo estes os dias com maior movimento. Por outro lado, o pico de tráfego previsto para o retorno a Porto Alegre no domingo, 5, supera 41 mil motoristas.

Melhores horários

A orientação da concessionária é de que os motoristas programem sua viagem de forma a evitar os picos de tráfego quando o fluxo é mais intenso.

Assim, os melhores horários estão concentrados antes das 15h de quarta, 1º, e após às 13h de quinta, 2. Para a volta, condutores devem evitar o horário após as 16h no domingo, 5, e a manhã da segunda, 6, principalmente entre 7h e 10h.

Atenção às obras na Freeway

Devido às obras que ocorrem na Freeway, entre os kms 74 e 88 da Freeway, a CCR ViaSul alerta sobre a necessidade de os motoristas programarem suas viagens, visto a implantação dos bloqueios de faixas nos oito pontos com intervenção na rodovia. Nos trechos em questão, o limite de velocidade cai pela metade, 60 km/h, podendo diminuir ainda mais nos horários de pico, não ultrapassando os 20 km/h. Assim, o tempo de trajeto dos condutores pode aumentar em, até, 40 minutos. Dessa forma, a Concessionária alerta para a necessidade de os mesmos programarem suas viagens, reduzindo a possibilidade de imprevistos e atrasos.

De acordo com o gerente de Operações da CCR ViaSul, Paulo Linck, o fluxo no feriado tende a ficar anda mais carregado e, nesse período, é quando “os condutores devem redobrar a atenção e seguir a orientação da sinalização de obras, pois são os momentos de maior risco de ocorrência de colisões, principalmente as traseiras e de pequena monta, as quais acabam gerando ainda mais lentidão devido à eventuais bloqueios de mais uma das faixas para realização do atendimento”, pontua.

Acompanhe
nossas
redes sociais