Câmara de Lajeado criará comissão sobre estacionamento rotativo

MOBILIDADE URBANA

Câmara de Lajeado criará comissão sobre estacionamento rotativo

Modelo de estacionamento nas ruas centrais recebeu novas críticas. Contrato com Stacione encerra em março de 2024

Por

Atualizado segunda-feira,
30 de Outubro de 2023 às 12:40

Câmara de Lajeado criará comissão sobre estacionamento rotativo
Foto: Arquivo / A Hora
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A câmara de Lajeado formará uma comissão para debater o modelo de estacionamento rotativo no município. O assunto foi abordado na sessão desta segunda-feira, 30, e a intenção de criar uma comissão nas próximas semanas foi confirmada pela presidente da casa, Paula Thomas.

Como o contrato com a Stacione encerra em março de 2024, o objetivo é identificar os problemas no serviço e definir aspectos a serem qualificados para o próximo ano, antes que ocorra o processo licitatório. De acordo com a presidente do Legislativo, trata-se de uma comissão idêntica a que debateu o contrato com a Corsan ou a acessibilidade em espaços públicos do município. “Tiveram aqui representantes da empresa, fizemos apontamentos mas não mudou nada. Vamos avaliar o contrato com sugestões encaminhadas ao Executivo”, projeta.

Alex Schmitt (PP) afirmou que o modelo atual é superado, pois visa a lucratividade e não o atendimento aos usuários. Segundo o vereador, é preciso modificar critérios para cobrança e oferecer mais formas de pagar a tarifa. “Essa discussão já está atrasada, a gente como é uma licitação, março chega logo e precisamos discutir em conjunto com o Executivo, com os lojistas, CDL e quem usa o rotativo”, analisa.

Deolí Gräff (PP) e Lorival Silveira (PP) também se manifestaram favoráveis a mudanças no modelo. Gräff chegou a dizer que a comissão precisa incluir ainda as demais dificuldades de mobilidade no município.

Quatro projetos aprovados

Os vereadores deram sinal positivo para criação do cargo de psicólogo, com carga horária de 30h semanais para atendimento dos transtornos de aprendizagem dos estudantes da rede municipal. Também foi autorizada a criação de cargo para professor de história, com expediente de 20h semanais voltado aos anos finais da educação.

Aprovadas ainda denominações para ruas no loteamento Solar dos Conventos, em homenagens a Pedro Eugênio Stürmer e Romualdo Renato Stoll.

Comitê regional para Defesa Civil

Heitor Hoppe (PP) reforçou o pedido para criação de um Comitê regional para a Defesa Civil. Ele lembrou dos frequentes episódios de enchente e a necessidade de acelerar o encaminhamento de informações aos municípios, que não contam com estrutura para antecipar o resgate das pessoas. “Técnicos que conheçam e possam municiar as defesas civis, que não tem estrutura adequada”, pontua.

Vavá (MDB) agradeceu ao prefeito Marcelo Caumo pela destinação de profissionais para atendimento no posto de saúde do bairro Olarias. Carlos Eduardo Ranzi (MDB) criticou contratação emergencial de profissionais para educação.

Acompanhe
nossas
redes sociais