A equipe Mate Byte foi a vencedora da segunda edição do Hackathon Venâncio Aires, evento que ocorreu este fim de semana na Incubadora Tecnológica da Unisc, no campus Venâncio Aires. Os participantes apresentaram a proposta de desenvolvimento de um aplicativo para escalar o autocuidado apoiado utilizando tecnologias inteligentes (Alexa ou outros dispositivos) com foco no cuidador.
Em segundo lugar, a equipe Contabíos propôs um aplicativo para fazer a gestão do rebanho de gado para os pequenos pecuaristas, desburocratizando o processo de registros, vacinas e exames existente hoje em dia. E em terceiro lugar, a equipe Great Solution apresentou um app para facilitar o gerenciamento de senhas do usuário a fim de evitar fraudes.
As três equipes ganharam três meses de incubação na Incubadora Tecnológica da Unisc, incluindo acompanhamento técnico da Unisc para o desenvolvimento da solução apresentada no evento. É a chance de transformar a ideia em um negócio e contribuir, assim, com o ecossistema de inovação e empreendedorismo da cidade, propondo soluções para problemas reais da nossa população.
A segunda edição do Hackathon Venâncio Aires foi idealizada pela Prefeitura de Venâncio Aires, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Santa Cruz do Sul (Tecnounisc), por meio da Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc).
A organização e facilitação do evento foi feita pela consultoria de negócios Fourfge. Apoiaram a iniciativa as empresas Sicredi, CantuStange, CAF e erva mate Elacy.