Festa ganha adeptos e vira tradição

VALE DO TAQUARI

Festa ganha adeptos e vira tradição

Mais do que levar as crianças às ruas, o Halloween, apesar de comum na cultura dos Estados Unidos, é fortalecido na região, em especial pelas escolas, e vira data movimentada também para o comércio

Festa ganha adeptos e vira tradição
Uma festa de Halloween é organizada no Loteamento Mallmann, em Lajeado, desde 2018 e, hoje, reúne dezenas de crianças fantasiadas para celebrar.
Vale do Taquari

Doces, travessuras, fantasias e diversão. É assim que o Halloween é celebrado no Vale do Taquari. Apesar da festividade predominar nos Estados Unidos, a tradição ganha força em outros países, por meio das escolas de inglês e da globalização.

Em Lajeado, uma dessas festas é organizada desde 2018, no Loteamento Mallmann, e reforça a consolidação da data no Vale do Taquari. O evento, que começou com cinco crianças, hoje ocupa toda a rua.

Para as mães, era uma forma de entreter as crianças. No início, os vizinhos eram pegos de surpresa e, desavisados, procuravam por doces em casa para presentear os pequenos. Já na segunda edição, em 2019, todos foram avisados e convidados para participar da festa.

“No loteamento tem bastante criança e se alguém tem um convidado no dia, orientamos a trazer doces para compartilhar, porque senão os vizinhos não dão conta. A minha filha ama, com certeza uma das memórias mais legais que ela já carrega”, conta Claudia Arend, uma das organizadoras. O evento deste ano ocorreu na quinta-feira, 26, e, mais uma vez, mobilizou a vizinhança. “É a festa de todos. E é por isso que fica lindo”, reforça.

Uma movimentação parecida ocorre no Condomínio Reserva, na terça-feira, 31. Organizado pelas moradoras Juliana Maria dos Santos Anjos, Joelma Silva Costa, Solange Aparecida Mota, Jossaine Nunes, Carla Almeida, o momento também é focado nas crianças. Essa é a primeira edição do evento, que começou a ser preparado no fim de agosto.

“Nosso objetivo é ver as crianças se divertirem e aumentar o relacionamento entre os vizinhos”, conta Juliana. Além do tradicional passeio das crianças de casa em casa para pedir por doces ou travessuras, o condomínio também terá festa temática, com comes e bebes.

Na Caracol Chocolates, a campanha “Chocoween” se dá em forma de pratos divertidos

“Docile ou Travessuras?”

Com a força da data na região, o Halloween também começou a movimentar o comércio, em especial, as empresas de doces. Um exemplo é a Docile , que lança o canudinho Vassoura de Bruxa e conta com a skatista Rayssa Leal como estrela da campanha. De acordo com a empresa, esta é uma das datas mais estratégicas do segmento.

O Halloween deste ano também traz de volta a Docigoma Mini Abóbora e a Docigoma Abóbora, balas de goma sabor laranja em formato de abóbora, junto ao marshmallow pinta-língua – produto em que a Docile foi pioneira na fabricação no Brasil – e o Gelatines Dentes De Monstro, balas de gelatina que imitam dentes de monstros. Tudo isso também pode ser consumido no kit para a celebração, chamado “Docile ou Travessuras?”.

Para a empresa, o Halloween é uma data especial e uma grande oportunidade de traduzir o posicionamento da marca. A empresa destaca que os produtos temáticos são mais uma forma de fazer os consumidores entrarem no clima da comemoração.

A expectativa é de gerar 120% de incremento do faturamento da linha exclusiva de Halloween em comparação ao ano passado.

Chocoween

Outra marca que entra no clima do Halloween é a Caracol + Florestal Candies, que preparou o Chocoween: uma campanha para divertir os clientes com pratos e bebidas temáticas, inspiradas na celebração.

Para a empresa, esta é uma oportunidade de atrair o público, garantindo uma experiência divertida e diferente. De acordo com a instituição, o Halloween atrai tanto o público infantil, como também aqueles que gostam de sair do convencional.

O momento ainda é uma oportunidade de aumentar a visibilidade da loja, garantindo mais movimento e um aumento no faturamento.

Decoração temática

A Mega Compra Lajeado também está preparada para a data. O local oferece com variedades de artigos de decoração e até alimentos inspirados no Halloween. Conforme a gerente da loja, Fernanda Lima, a data tem caído cada vez mais no gosto dos consumidores.

“Percebemos que a procura por artigos relacionados à data tem aumentado a cada ano. Entre os itens mais consumidos, estão as fantasias, maquiagens artísticas e produtos de decoração. O que também não pode ficar de fora são os doces e guloseimas”, conta. Outro destaque é o perfil do público, que tem atingido todas as idades.

História

A origem da festa tem mais de 3 mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.

Acreditam que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Para a data, a Docile lançou a campanha “Docile ou Travessuras?”, com uma linha especial

Acompanhe
nossas
redes sociais