Autoridades alertam para golpes com serviços falsos

VALE DO TAQUARI

Autoridades alertam para golpes com serviços falsos

Casos de boletos ou cobranças falsas por meio de sites, WhatsApp e ligações ocorrem com mais frequência na região. Para a segurança, profissionais destacam a importância de não passar dados pelas redes sociais ou telefonemas

Autoridades alertam para golpes com serviços falsos
Um dos golpes mais frequentes nas últimas semanas foi o boleto falso de energia elétrica. (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Além dos golpes pelas redes sociais, de compras em sites falsos ou créditos consignados, uma outra modalidade de roubo está sendo aplicada na região, com cobrança falsa de serviços, como contas de energia elétrica, taxas da Vigilância Sanitária e cursos oferecidos pelos setores públicos.

Em Venâncio Aires, o Procon contabilizou mais de 2,7 mil atendimentos de golpes este ano. Apesar dos descontos indevidos no benefício do aposentado serem um dos mais recorrentes nos últimos meses, um site falso da RGE também foi alvo de reclamações na instituição.

Os consumidores relatam que ao buscarem pelo serviço no Google, como primeira opção apareceu um site que não é da companhia de energia elétrica, gerando um boleto praticamente igual e com o mesmo valor da original. Quem recebe a quantia, no entanto, não é a RGE.

A coordenadora do Procon, Fernanda Bauermann, diz que ainda não foi identificado como o golpe é feito. Mas orienta que os consumidores façam os pagamentos pelo aplicativo da RGE CPFL.

“Em alguns casos é possível recuperar esse valor, mas normalmente é bem complicado, porque quando se trata de golpistas, eles utilizam uma conta falsa e no momento que o valor entra na conta já é sacado”, destaca Fernanda.

Ela ainda ressalta uma tentativa de golpes com lojistas e empresários da região, por meio de um e-mail falso passando-se pelo Procon. “O que a gente orienta é que no momento que perceber o golpe, a instituição seja procurada”.

Uma dica é nunca passar dados por meio do WhatsApp ou confirmar informações por telefone e evitar atender ligações de números desconhecidos. Outro cuidado é verificar o site oficial das empresas antes de efetuar uma compra em propagandas de Instagram ou Facebook.

Taxas

Em Lajeado, outro golpe que envolve o pagamento de serviços é por meio de ligação telefônica. A Vigilância Sanitária (VISA), setor da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para situações em que pessoas estariam se passando por integrantes do órgão para agendar inspeções junto a fiscais da Vigilância Sanitária estadual.

Na ligação, o falso técnico informa que enviará um boleto para o pagamento da taxa de VISA ou até mesmo de multas.A Vigilância Sanitária esclarece que não faz ligações telefônicas solicitando pagamentos para a liberação de Alvará Sanitário e não envia boletos por WhatsApp. Esclarece, ainda, que o contato do órgão com os estabelecimentos para tratar de assuntos específicos e de licenças é feito apenas por meio de e-mails e telefones oficiais.

No governo

A prefeitura de Marques de Souza também emitiu nota nesta semana, afirmando que todos os cursos oferecidos pelo Programa Capacita Marques são gratuitos. Em nenhum momento o candidato necessita pagar algum valor.

O governo reiterou que são falsas as publicações que circulam nas redes sociais anunciando cursos e bolsas de estudos gratuitos por meio de convênios com a prefeitura. Ainda, as inscrições são feitas diretamente na sede da administração, de forma presencial com a chefe de gabinete. A publicidade sempre será através dos canais oficiais de comunicação do município. Não é enviado link. Também não há necessidade de preencher qualquer tipo de cadastro online, por meio do WhatsApp ou por telefone.

Acompanhe
nossas
redes sociais