Governo de Estrela, por meio da Secretaria da Administração e Segurança Pública (Sasp), realizará a segunda etapa dos processos físicos necessários para a instalação do novo sistema de semáforos inteligentes na rótula da Rua Coronel Müssnich, na intersecção com as Ruas Cel. Brito e Marechal Floriano.
Depois das obras de remoção dos canteiros locais, agora será necessária a recolocação do asfalto no espaço para a posterior instalação dos semáforos. A intervenção ocorre na próxima segunda-feira, 30, a partir das 8h, com previsão de término às 11h30min. O trânsito será interrompido no local.
A escolha da data foi adequada com a programação da empresa responsável pela execução da obra. Por ser véspera de feriado, e em horário de menos pico, acredita-se em poucos problemas. Em caso de chuva, o serviço será reagendado.
Alternativas
Os motoristas devem estar atentos à sinalização local e buscar rotas alternativas para se deslocar nos dias de obras. Para quem pretende ingressar na área central de Estrela descendo pela Avenida Rio Branco, serão duas alternativas: motoristas podem ingressar pela chamada “Ponte Baixa” e seguir pela Rua Tiradentes, ou também seguir pela Rua Müssnich até na esquina com a Venâncio Aires, onde serão obrigados seguir por esta à direita.
Quem for se deslocar pela Coronel Müssnich, sentido praça Professor Henrique Roolart/Avenida Rio Branco, deverá ingressar na Rua Borges de Medeiros e após dobrar à direita na Rua Ernesto Alves, sentido Ponte Baixa. O acesso pela Coronel Brito estará totalmente bloqueado, devendo o motorista ingressar pela Avenida Rio Branco no trecho já mencionado.
Obras
De acordo com o Departamento de Trânsito, a intervenção é necessária para a instalação de um moderno cruzamento semafórico, contando com um conjunto de sinaleiras inteligentes. Após a remoção dos canteiros serão necessárias outras duas etapas posteriores, que será a colocação do asfalto onde hoje estão os canteiros e depois a instalação dos próprios semáforos, sendo 12 equipamentos visuais nas três vias, com quatro eixos visuais principais (no topo dos postes), quatro repetidores secundários (nos postes mais abaixo, para permitir a visualização frontal dos motoristas mesmo quando os veículos estiveram mais perto do eixo) e quatro de pedestres – além das botoeiras de pedestres. Sistema este equipado com o chamado “laço virtual” para controle do fluxo, que com câmeras permitirão a detecção dos veículos e assim uma programação automática dos tempos necessários, permitindo uma maior fluidez do trânsito na interseção.
Vias com interdição total
- Rua Coronel Mussnich, entre as Ruas Borges de Medeiros e Venâncio Aires;
- Rua Marechal Floriano, entre as Ruas Ernesto Alves e Rua Coronel Mussnich;
- Rua Coronel Brito, acesso a Rua Coronel Mussnich.