Já com sua 3ª turma em andamento, atualmente, 140 estudantes de várias escolas do município participam do projeto Trilhas da Inovação, que tem como objetivo transformar a educação por meio da inovação. O projeto é executado como parte do Pro_Move Lajeado e realizado no Senai Lajeado com aulas de inovação, engenharia e ciências exatas.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker esclarece que é uma oportunidade dos jovens despertarem o conhecimento nas diversas áreas da atividade profissional. “O projeto mostra as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, principalmente na área da inovação. Queremos mostrar para o jovem que existe uma realidade diferente do que ele imagina”, destaca.
Lançado em 2021 com 69 vagas preenchidas e no ano seguinte, já contava com 140. “Este ano, também temos 140 estudantes participando do projeto. O município em parceria com o Senai, contrata a qualificação para os jovens, disponibiliza ônibus e vans para levar esses alunos até a sala de aula, no Senai”, descreve.
Para o diretor de Inovação de Lajeado, Cristiano Zanin, a educação não é só trabalhar para dentro de uma indústria, mas para que os estudantes que estão dentro da sala de aula possam ser protagonistas do seu processo. “Isso traz desenvolvimento e ajuda na região a criar novas ideias. Claro, pensar dentro da pasta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico como atrair talentos e novas empresas. O ambiente sabemos que é próspero”, relata Cristiano.
Zanin esclarece, ainda, que a prefeitura tem muito interesse em fazer ações que realmente incentive esse pensar nas pessoas, seja através do seu ambiente educacional, através do servidor público ou seja em parcerias com empresas que proporcionar oportunidades aos jovens.
Assista a entrevista na íntegra