No quadro Gestão e Governança, do programa A Hora Bom Dia, desta quarta-feira, 25, a empresária Andrea Feine destaca a importância de não misturar o caixa dos negócios com as demandas particulares. “A prática é muito comum e é um caminho para o fim”, revela.
A empresária explica ser necessário controlar o dinheiro da empresa, fazer orçamento no fim do ano para determinar metas. “Aconselho fazer orçamento, em dezembro. Quanto pretendo vender, se baseia com o que vendeu no ano passado e o que projeta para o próximo. Isso vale para casa também. Planejar metas, quanto vai pagar para os funcionários, água, luz, e o teu salário, que seja sempre o mesmo e não aumentar quando a empresa vender mais, por exemplo.”
Para Andrea, é fundamental olhar para o número (despesas) e entender o que ele te diz. Ter uma leitura correta e mais próxima do mercado. “A pessoa, para lidar com o dinheiro, precisa de disciplina. Planejamento é a base de tudo.”
Pedir ajuda de profissionais também pode ajudar nesse processo. “O que aconselho é você pegar uma vez por mês um especialista/economista. Ele olha para aquele número e vai dizer: tua folha de pagamento é muito alta para teu caixa. Precisa fazer leitura do número. O que ele te diz significa muito.”
Ouça o comentário na íntegra