Em entrevista à Rádio A Hora, nesta quarta-feira, 25, o presidente da Turismate 2023, Fernando Dapont, o secretário da agricultura e coordenador da feira, Jurandir Marques, além do presidente da Associação dos Produtores de Erva Mate da Região Alta do Vale do Taquari, Clóvis Roman falam sobre os preparativos e expectativa para os três dias de evento.
A comissão organizadora estima um público de mais de 25 mil pessoas que devem circular pelo Parque do Ibama nos três dias. O evento integra as comemorações dos 60 anos de emancipação do município.
Dapont destaca que 95% das propriedades produzem a erva mate no município. Ao todo, são 33 agroindústrias na região e 15 delas vão estar presentes na feira que ocorre entre os dias 10 e 12 de novembro, no Parque do Ibama, em Ilópolis.
As ervateiras vão expor seus produtos ao público e haverá a comercialização no local.
No primeiro dia do evento, ocorre o Simpósio Técnico Fórum Sul-Amerciano, com a presença de especialistas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Dentro dessa programação, os inscritos vão poder acompanhar “in loco” toda a preparação da erva.
Ainda durante os dias de evento, haverá o espetáculo teatral A Lenda da Erva-Mate, abertura da cápsula do tempo de Ilópolis, rústica e caminhada do mate, apresentação de artistas locais, além da apreciação de uma erveira com mais de 300 anos, dentro do parque.
Assista a entrevista na íntegra