Cinco municípios do Vale receberão visitas da equipe técnica do Banco Mundial. A missão faz parte dos Acordos de Empréstimos IBRD. O intuito da comitiva é avaliar como implementar o Projeto Sul Resiliente e fornecer suporte aos municípios atingidos por desastres naturais.
A organização é do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE). Conforme a instituição, há um compromisso firmado pelo Banco Mundial em apoiar a resiliência urbana e a recuperação após desastres na região sul, proporcionando recursos e expertise à implementação de projetos que beneficiarão as comunidades afetadas.
A equipe da missão é composta por especialistas do Banco Mundial, incluindo Johannes Zutt, Diretor do Banco Mundial para o Brasil, e profissionais com experiência em gestão de riscos de desastres e desenvolvimento urbano.
Aporte financeiro
O Programa Sul Resiliente garante quase R$ 500 milhões em fundos para projetos de infraestrutura com intuito de prevenir e/ou mitigar os impactos de desastres naturais e riscos climáticos, como inundações, alagamentos e deslizamentos de terra.
Objetivo da missão
- Avaliar os impactos das enchentes nas áreas afetadas.
- Promover reuniões com os governos para discutir as prioridades emergentes após os eventos adversos.
- Definir estratégias e próximos passos de apoio aos municípios prioritários.
- Acompanhar diálogos com as Secretarias da Fazenda e de Planejamento, Governança e Gestão do Estado.
Cronograma
Hoje
Muçum: das 9h às 10h
Encantado: das 10h30min às 11h30min
Roca Sales: das 13h às 14h
Lajeado: das 14h30min às 15h30min
Estrela: das 16h às 17h