A defensoria pública da União encaminhou profissionais para Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Encantado até a sexta-feira, 27, para auxiliar pessoas atingidas pela enchente no Vale do Taquari.
A orientação é que os moradores destes municípios levem para o atendimento comprovante de renda, documentos pessoais e o contrato de seguro residencial, se essa foi a demanda. O atendimento é prestado junto a sede da defesa civil estadual nos quatro municípios. O atendimento ocorre das 12h até 19h.
Entre os serviços disponibilizados estão o encaminhamento de saque do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), seguro habitacional e liberação de valores iguais a um benefício mensal que pode ser pago em até 36 parcelas sem juros ou correção.
Conforme o defensor, Renato Braga Vinhas, que coordena o mutirão, a ideia é resolver a maioria das demandas sem acionar o judiciário, o que atrasaria ainda mais o trâmite. “Nosso apoio é atuar na esfera federal, onde o estado não tem essa atribuição. Comprovar o prejuízo tem sido uma das dificuldades das pessoas desta região. Desta forma, atuamos junto a Caixa e o INSS de maneira extrajudicial”, explica.
Dúvidas quanto a recebimento do bolsa família, aposentadoria, auxílio-doença também podem ser resolvidas com os defensores enviados pela união. Nesta terça-feira, 24, os representantes da justiça federal se reuniram com gerentes da Caixa Econômica Federal (CEF) para entender as principais dificuldades no Vale do Taquari.