Autores leram mais de 180 livros para escrever “Vale do Arroio Grande”

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Autores leram mais de 180 livros para escrever “Vale do Arroio Grande”

Obra resgata raízes históricas de tradicional localidade do interior de Arroio do Meio

Por

Autores leram mais de 180 livros para escrever “Vale do Arroio Grande”
(Foto: Maira Schneider)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Arroio Grande, tradicional localidade do interior de Arroio do Meio, tem suas raízes históricas resgatadas em um livro escrito pelo casal Eluise Hammes e Euclides Scheidt. O lançamento da obra, intitulada “Vale do Arroio Grande”, ocorreu em 15 de outubro, na igreja e salão comunitário da região.

De acordo com Eluise Hammes, a ideia de escrever o livro surgiu em 2019, mas a pesquisa teve início muito antes, em 1990, quando ela começou como estagiária na Escola Duque de Caxias. “Naquela época, já percebia a importância de preservar essas informações históricas”, destacou a autora.

Com 506 páginas, o livro Vale do Arroio Grande reúne informações detalhadas sobre diversos aspectos da vida comunitária, desde o surgimento da escola e a construção da igreja até a fundação do Sport Clube União e outras entidades importantes para a localidade. O livro registra mais de três mil nomes de pessoas que fazem parte da história do Vale do Arroio Grande.

Para a elaboração do livro, foram realizadas entrevistas e pesquisas em documentos ao longo dos anos, com o objetivo de reunir informações inéditas. Eluise e Euclides revelaram ter lido mais de 180 livros no processo de pesquisa, demonstrando o comprometimento em documentar a história da comunidade.

A obra é dividida em capítulos que abordam as atividades educacionais, religiosas, culturais e econômicas da região. Além disso, o livro é ricamente ilustrado com a reprodução de várias fotos e documentos, alguns dos quais ainda na língua alemã, resgatando a herança cultural da comunidade.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais