Atropelamento expõe riscos de travessia na BR

política e cidadania

Atropelamento expõe riscos de travessia na BR

Jovem de 18 anos foi morto ao tentar atravessar rodovia nas proximidades do Shopping, onde há duas passarelas. PRF pede melhoria na sinalização, enquanto CCR deve instalar grades junto às barreiras

Atropelamento expõe riscos de travessia na BR
Passarela em frente ao shopping já é utilizada por pedestres, embora não tenha liberação oficial da ANTT. (Foto: Caetano Pretto)
Vale do Taquari

A morte por atropelamento de Augusto de Oliveira Aresi, 18 anos, na madrugada de ontem, na BR-386, evidencia os perigos da travessia na rodovia em trechos de trânsito intenso. Mesmo com a construção de novas passarelas em Lajeado, muitos pedestres insistem em fazer o deslocamento pela pista. Por isso, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e CCR ViaSul estudam alternativas para minimizar os riscos.

O acidente ocorreu nas proximidades do Shopping Lajeado, quase ao lado da antiga passarela. Poucos metros adiante, no sentido interior/capital, uma outra estrutura foi erguida com a finalidade de proporcionar uma travessia segura. “Ou seja, provavelmente a vítima buscou o caminho mais rápido”, acredita o chefe da 4ª Delegacia da PRF, Marcos Cesar Barbosa.

Horas após o atropelamento e o atendimento da ocorrência, Barbosa entrou em contato com a concessionária da rodovia e solicitou melhorias na sinalização junto às passarelas existentes no trecho. A ideia também é conscientizar os pedestres sobre os riscos de atravessar a rodovia em local inadequado.

“Constantemente temos atropelamentos na BR. E não é por desobediência, e sim pela celeridade. E isso gera um risco enorme. É ruim para todos nós. Tem que ter uma orientação melhor nesse sentido. Nosso objetivo é reduzir os acidentes na rodovia, e quando ocorre uma situação dessas, ficamos todos tristes”, frisa.

Barreiras no trecho

Outra possibilidade é a instalação de dispositivos que impeçam a travessia de um lado para outro da pista. Antes do início das obras da terceira faixa entre Lajeado e Estrela, existiam grades em parte do trecho, o que impossibilitava o deslocamento. O contrato de concessão, inicialmente, prevê a colocação de barreiras, semelhante às existentes em rodovias como a BR-290 (Freeway).

Procurada pela reportagem, a CCR ViaSul informa que serão colocadas grades sobre as barreiras nas proximidades de todas as passarelas do trecho concedido da BR-386. Serão cerca de 200 metros do equipamento em cada sentido da rodovia.

Embora não tenham sido oficialmente liberadas pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), as duas novas passarelas construídas em Lajeado – na entrada do Shopping e no acesso à Bebidas Fruki – já são utilizadas e não oferecem riscos aos pedestres.

Panorama das passarelas

TRECHO LAJEADO – ESTRELA

  • As duas passarelas construídas no perímetro de Lajeado (no Shopping e em frente à Fruki) já estão funcionais, mas ainda sem liberação oficial da ANTT, o que deve ocorrer só após a conclusão de todo o trecho e dispositivo das faixas adicionais, prevista para fevereiro de 2024;
  • Já a passarela antiga construída nas proximidades do Shopping, ainda na década de 1990, será demolida após a conclusão das obras de terceira faixa na 386;

TRECHO MARQUES DE SOUZA – LAJEADO

  • Das quatro passarelas a serem construídas no trecho, duas estão finalizadas e sendo utilizadas pela população: no trevo de Marques de Souza e no pórtico de acesso a Forquetinha;

     

  • As outras duas passarelas, situadas em Lajeado – próxima do acesso ao bairro Conventos e na entrada do bairro Olarias – estão em execução e devem ser entregues junto da obra de duplicação da rodovia.

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