Marcada pela potência do agro na cidade, a 5ª Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária – Expofaz, de Fazenda Vilanova, iniciou na quinta-feira, 19, e segue até domingo, 22. Com o slogan “Fazenda Vilanova, Sua História”, o evento reúne o que a região tem de melhor no comércio, serviços, indústria e agronegócio, no Parque Encanto da Fazenda.
Além de divulgar o turismo, o evento valoriza também o setor primário da cidade que, hoje, detém 78% do PIB do município. O prefeito de Fazenda Vilanova, Amarildo Silva, comemora os resultados dos investimentos, em especial, na lei de incentivo ao desenvolvimento econômico e à agricultura, o que proporciona posicionamento favorável nos índices provisórios de ICMS para o próximo ano.
Cavalos crioulos
Também como destaque da feira, está a exposição de cavalos crioulos, que segue neste sábado, com o julgamento morfológico e avaliação da anatomia do animal. Cerca de 80 cavalos crioulos estão inscritos. Paula Roberta Miguel, da Cabanha Iguatamã, de Cruzeiro do Sul, participa da exposição e acompanha os resultados.
“Os cavalos são inscritos e divididos por idade. Pela manhã, os infantis, que ainda não completaram 2 anos e não receberam registro definitivo da raça. Na sequência, a gente faz a seleção dos machos e, por fim, as fêmeas”. Ela ainda destaca a importância das cabanhas para a cultura da região.
Atrações
Além de um grande número de expositores de diferentes segmentos agroindustriais e comerciais, o público também pode conferir a programação com shows de talentos locais, e três grandes atrações.
Na sexta-feira, quem se apresentou no palco da feira foi Paulinho Mocelin. Neste sábado, 21, às 23h, será o show de Os Atuais, e no domingo, às 18h, o fim do evento é marcado pela apresentação do Baitaca e Grupo Fundo da Grota.
O evento ainda marca o lançamento oficial da 2ª edição do livro “Fazenda Vilanova, Sua História”. O escritor e professor Jovani Farias é o responsável pelo projeto, que foi lançado na sexta-feira, 20.