Turismo abre espaço para crescimento da rede hoteleira

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Turismo abre espaço para crescimento da rede hoteleira

Os 3,2 mil leitos disponíveis na cidade são insuficientes para atender a procura crescente na região. Para especialistas, a alta demanda surge como oportunidade aos empresários. No Alto do Parque, um novo empreendimento começa a tomar forma

Por

Turismo abre espaço para crescimento da rede hoteleira
Vallér Hotel do bairro Montanha tem quase 200 leitos e emprega 45 funcionários . (Foto: JÚLIA AMARAL)
Lajeado

Os avanços do turismo regional exigem adaptações na rede hoteleira. Com isso em mente, os proprietários do Vallér Parque Hotel deram início às obras do novo empreendimento no acesso ao Parque do Imigrante na última quarta-feira, 18. A projeção é entregar a obra em um ano, com expectativa de inauguração durante a ExpoVale 2024, em novembro.

O investimento é de cerca de R$ 15 milhões. Conforme os proprietários, o novo Vallér terá cerca de 30 funcionários. Serão 95 apartamentos com mais de 200 leitos ou camas em um prédio de seis andares e estacionamento fechado. O foco é no público de turistas e executivos.

O atual estabelecimento no bairro Montanha passará a se chamar Vallér Montanha Hotel. “Ele continuará em funcionamento, por ser um hotel de referência e o maior da região dos Vales, com mais de 40 anos de atuação e em constante reformulação e melhorias”, afirma um dos proprietários, Jairo Vallér. Ele coordena o negócio com o irmão, Jair Vallér.

Com os dois estabelecimentos, o Vallér oferecerá quase 660 acomodações e mais de 70 postos de emprego. Apesar do crescimento, ainda há espaço para a expansão da rede de hotéis em Lajeado.

Perspectivas de desenvolvimento

Hoje, Lajeado oferece 3,2 mil leitos. Conforme a Secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), a cidade possui sete hotéis. O mais antigo em funcionamento é o Mariani, fundado em 1992. O mais recente é o Zallon, de 2022. No mesmo ano, a rede Tri Hotel chegou à cidade.

Para o titular da Sedetag, André Bücker, o aumento dos empreendimentos do ramo se deve ao boom do turismo religioso e de negócios. “A gente tem visto, por exemplo, o torneio de tênis [Lajeado Open], que teve dificuldade em relação ao número de quartos, as pessoas não conseguiam reservar, ou estava tudo reservado”, comenta.

Bücker reforça que é necessário a atenção do empreendedor e que ainda há espaço para que o setor se desenvolva mais. “A cidade está necessitando de mais leitos. E aí é um olhar do empreendedor, de enxergar onde há possibilidade de crescimento”. A presidente do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), Christiana Garcia, lembra que em 2022 mais de 460 mil turistas passaram por Lajeado.

A insuficiência de leitos é uma demanda antiga. “É uma grande preocupação do segmento do turismo para poder assegurar ao turista que vem e fica o final de semana, o conforto, a receptividade, de saber que ele pode vir e pernoitar em qualquer lugar da região”, reforça.

Para ela, é necessário que os empresários entendam as possibilidades do turismo. “Dentro da associação, o que a gente tem feito é movimentar o engajamento do proprietário. Esse é o nosso maior desafio: que os empreendedores abracem essas oportunidades como negócio, porque o turismo é negócio”.

Mudanças recentes

No mês passado, o Hotel Imperatriz passou a ser administrado pela rede Tri Hotel. Ao todo, estão disponíveis 118 apartamentos. A expectativa é aumentar a média de ocupação anual do hotel, que se mantinha em 50%. Em 2022, o Tri assumiu as operações do antigo Aspen Executive, que na época era gerido pela rede Ohtel.

Na região alta

A rede de hotéis Laghetto, com sede em Gramado, assinou em junho do ano passado o contrato de instalação de uma unidade em Encantado. O anúncio foi feito pelo fundador e empresário, Plínio Rafael Ghisleni, durante evento na Serra Gaúcha. O hotel se chamará “Laghetto Encantado” e será construído às margens da estrada de acesso ao Cristo Protetor, próximo a Lagoa da Garibaldi.

Na cidade

  • Hotel Vallér
  • Hotel Recanto
  • Hotel Locatelli
  • Hotel Mariani
  • Tri Hotel, antigo Aspen
  • Tri Hotel, antigo Imperatriz
  • Hotel Zallon

Ao todo: 3,2 mil leitos

Acompanhe
nossas
redes sociais