A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), iniciou, na tarde desta quinta-feira, 19, o projeto social “Patinhas que Cuidam”. A ação de terapia com cães adestrados do Canil Municipal é realizada na Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil).
A iniciativa tem como objetivo promover atendimentos de reabilitação realizados com cães do Canil para crianças em escolas, pessoas hospitalizadas, pessoas com deficiência em instituições e idosos em abrigos ou casas de repouso. O lançamento do projeto ocorreu em julho, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lajeado e, nesta quinta-feira, o primeiro cão adestrado, a Cléo, participou da ação na Adefil.
O projeto trata-se de uma terapia facilitada por cães, por meio da qual os profissionais de uma equipe multidisciplinar utilizam os animais como um reforço, estímulo e uma forma de facilitar a reabilitação da pessoa que necessita do atendimento. Na primeira visita, Cléo e os adestradores realizaram uma visita de reconhecimento e demonstração de habilidades junto às pessoas atendidas pela Adefil.
A moradora do bairro Conventos, Loreci Kern, tem problema de mobilidade na perna e participa nas quintas-feiras dos encontros na Adefil. Ela ficou muito feliz quando soube do projeto.
“Não posso ter cachorro em casa, pois meu pátio não é cercado. Sempre que vou na minha vizinha, fico com a cadela dela no meu colo, ela gosta tanto que até dorme. Eu adoro os animais. Eles vão fazer muito bem para o grupo aqui na Adefil e eu vou gostar muito da companhia deles. Já foi muito bom conhecer a Cléo”, relata Loreci.
Os atendimentos terapêuticos ocorrem uma vez por semana em cada instituição. De início, eles ocorrem na Adefil e na Apae. Na próxima semana, o atendimento já ocorrerá de forma dinâmica com participação e interação das pessoas atendidas pela entidade com o cachorro.
Conforme o titular da Sema, Luis André Benoitt, os cães do Canil estão sendo selecionados para serem adestrados e poderem ajudar o maior número de pessoas por meio das terapias.
“É muito emocionante ver esse projeto acontecendo. É um trabalho que tem muito a contribuir com a comunidade. Esse foi o primeiro contato das pessoas com o cachorro adestrado e já vimos um resultado satisfatório com as pessoas. Na próxima semana retornamos para a Adefil e já estamos em contato para iniciar os atendimentos com a Apae,” explica o secretário.
Adestramento
Os cães para adoção estão sendo adestrados pela empresa contratada Cão Solução, que ensina, em 30 dias, o básico da obediência, como não pular, controlar o latido, aprender comandos de caminhada, sentar, deitar, entre outros. São encaminhados 10 cães por mês. A primeira feira de cães adestrados ocorreu no domingo, 15.
O processo de adestramento para os cães que integram o projeto “Patinhas que Cuidam” leva cerca de 60 dias, dependendo da personalidade do cão.
Escolas, hospitais, instituições e abrigos que tiverem interesse em receber uma visita dos cães terapeutas devem fazer inscrição para apreciação e agendamento na Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, no bairro Americano, junto ao Parque do Engenho ou pelo telefone (51) 3982-1100.