Nessa terça-feira, 17, ocorreu no Recanto Don Giovani, o lançamento da 11ª edição da Turismate, a festa da Erva-Mate de Ilópolis. O evento acontece de 10 a 12 de novembro no Parque do Ibama, e integra as comemorações de 60 anos do município. Durante o ato, a comissão organizadora apresentou a imprensa, autoridades e expositores presentes, os destaques da programação.
Os principais eventos programados são a inauguração do Centro Vocacional da Erva Mate, o Simpósio Técnico Fórum Sul-Americano, com a presença de especialistas da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o Primeiro Seminário de Turismo, o Segundo Concurso Gastronômico e o espetáculo teatral A Lenda da Erva-Mate.
Conforme o presidente da Turismate, Fernando Dapont, o retorno da festividade é ainda mais marcante por serem quatro anos desde a última edição. “Com certeza a expectativa é a melhor possível. A Turismate não é construída de um dia para o outro, o planejamento e preparo é trabalhado há vários meses”, salienta. Conforme Dapont, o engajamento da comunidade é admirável. “Temos 15 ervateiras de marcas consagradas demonstrando realmente a força do município”, pontua.
O acesso é gratuito e a expectativa de público durante os três dias é alcançar de 25 a 30 mil pessoas. “A feira não contempla apenas atrações culturais, mas também norteia debates importantes e enfatiza temas relevantes que permitem a Ilópolis um protagonismo que só engrandece a cidade”, ressalta Dapont.
Para o prefeito Edmar Rovadoschi, a Turismate é responsável por consolidar iniciativas inovadoras que o governo desenvolve para potencializar a cultura da erva-mate. “Assim divulgamos o que temos feito, são várias ações trabalhadas nessa frente. Temos o centro ecológico sendo construído dentro do Parque do Ibama, tudo isso para buscar novos produtos e desenvolver e trazer novas variedades da erva-mate”, apontou.
Segundo Rovadoschi, os jovens do município têm participado ativamente na construção e desenvolvimento do setor ervateiro. “Mais de 300 produtores fizeram o curso de boas práticas, entregamos certificados para mais de 60 famílias, e acreditamos fortemente no futuro do setor. Também por isso que as expectativas para a Turismate são bem altas”, concluiu o prefeito.