Teutônia apresenta novo roteiro turístico

VALE DO TAQUARI

Teutônia apresenta novo roteiro turístico

Voltado à cultura germânica do município, rota está incluída na programação do bicentenário da imigração alemã no Brasil, celebrado em 2024. São 17 pontos listados para atração de visitantes

Por

Teutônia apresenta novo roteiro turístico
Eduardo Viero/divulgação

O roteiro turístico mais antigo do Vale do Taquari foi relançado ao público. A Rota Germânica recebeu melhorias nos últimos meses e a apresentação ocorreu no sábado passado, 14, durante a 2ª Teutoberfest. O percurso temático estava desativado e o retorno é o primeiro movimento marco no turismo regional após a enchente do início de setembro.

A rota surgiu no começo dos anos 2000 e teve a primeira reformulação em 2009, quando incluiu 11 pontos de visitação em Teutônia e dois em Westfália. A nova etapa conta com 17 empreendimentos, todos em Teutônia, sendo que destes, cinco faziam parte da listagem original.

Foto: divulgação

O presidente do Conselho Municipal do Turismo, Charles Rossner, destaca que o movimento vinha em amplo debate, diante do potencial apresentado pelos espaços turísticos. “A rota estava inativa, com empreendimentos que fizeram parte da primeira versão da rota ainda trabalhando, e fizemos um novo levantamento.”

Ele destaca a preparação feita pelos empreendedores, com registros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o que garante a legalização junto ao Ministério do Turismo. “Foi feito esse relançamento com 17 empreendimentos que estão trabalhando o turismo de forma integrada, colaborativa, onde um contribui com o outro para atrair turistas”, acrescenta Rossner.

Foto: divulgação

Também presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), ele afirma que o relançamento da rota foi “emblemático”, após a recuperação conjunta pós-enchente. “Mostra que a região está viva. O Vale do Taquari não é terra arrasada, pelo contrário. Nossa veia empreendedora está ainda mais forte, ainda mais pulsante agora”, conclui.

Maior união

A retomada da rota anima participantes como Rafael Schneider, proprietário do Engenho Quatro Ventos, na Linha São Jacó. “Com a união dos empreendedores e um trabalho conjunto dos mesmos podemos todos alcançar uma maior visibilidade dentro do município, na própria Amturvales e fazer um trabalho conjunto com o Conselho Municipal do Turismo.”

O empreendimento lança no início de novembro um espaço temático com degustação de cachaças, gastronomia brasileira e alemã, cervejas, entre outros. A expectativa é que as melhorias, junto com a inclusão no roteiro, possam valorizar o local. “Teremos também um trabalho de mídia e divulgação para informar e atrair o turista e visitante para nossos empreendimentos e região”, acrescenta Schneider.

Acompanhe
nossas
redes sociais