Lajeado Open 2023 bate recorde de atletas

ENTREVISTA | O VALE EM PAUTA

Lajeado Open 2023 bate recorde de atletas

Evento contou com tenistas de seis países e, pela primeira vez, um pedido de realização de torneio Pré-Qualificatório

Por

Lajeado Open 2023 bate recorde de atletas
Foto: Rodrigo Gallas
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pelo segundo ano consecutivo, o Clube Tiro e Caça de Lajeado foi palco de um dos eventos do esporte mais importantes na região. O Lajeado Open 2023, de acordo com a organização do evento, foi o único torneio da série ITF M25 no Brasil no segundo semestre.

“Tivemos uma excelente convergência de jogadores, tenistas de seis países jogando em Lajeado e, pela primeira vez, um pedido de realização de torneio Pré-Qualificatório”, revela Ney Arruda Filho, coordenador do evento.

O pré-qualificatório contou com 32 tenistas, competição que começou no dia 2 de outubro e, desses 32, apenas um teve vaga no qualificatório. Do qualificatório, 24 tenistas disputaram 8 vagas na chave principal que começou na terça, 10 e concluiu no domingo, 15, com a final.

“A chave principal teve 32 tenistas, jogo a jogo, e tivemos a final com o tenista Pedro Sakamoto e com o carioca Wilson Leite”, conta Piti.

Nível de satisfação

A segunda edição do Lajeado Open teve uma repercussão maior, garante Henrique Marchini, diretor Jurídico do CTC. “Aumentou o nível dos tenistas do ano passado para este ano. Os atletas comentavam entre si a estrutura adequada, a cidade que é boa e a procura tem aumentado pelo que os atletas encontram aqui, claro, além disso, movimentando a economia local, os hotéis e restaurantes”.

Projetos sociais

Piti falou, ainda, durante a entrevista, que o Lajeado Open desenhou uma ideia de projeto social no ano passado e neste ano saiu do papel. Segundo ele, o projeto envolve treinamento e iniciação ao tênis para crianças de escolas públicas municipais. O projeto foi abraçado pela Islan. “A direção selecionou crianças que tinham interesse de ter o contato com o tênis e, há de três meses participam dos treinamentos duas vezes por semana de iniciação ao tênis, das regras, postura e etiqueta”, conta ele.

O treinamento ainda não acabou, ficou suspenso devido às enchentes, mas deve retornar. “A maior contribuição que a coordenação, a organização do Lajeado Open e Clube Tiro e Caça pretendem deixar e perpetuar é que se consiga popularizar o tênis em Lajeado e com auxílio da prefeitura municipal, Secretaria de Esporte e Lazer, quem sabe em algum parque construir quadras de tênis e ter um projeto permanente de iniciação de crianças para o tênis. O objetivo é educar através do esporte”.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais