Loja Sommer mostra como transformações são essenciais na hora de empreender

Vale Empreendedor

Loja Sommer mostra como transformações são essenciais na hora de empreender

Fundada em 1961 pelo casal Marcedo e Vera Sommer, em Arroio do Meio, operação é atualmente liderada por genro, que conduz negócio para novos modelos

Loja Sommer mostra como transformações são essenciais na hora de empreender
Ardêmio Heineck lidera negócio fundado pelos sogros para um novo caminho. (Foto: Eduardo Dorneles)

Jornadas longevas precisam passar por momentos de reinvenção, mas sem esquecer as origens e os pilares que as sustentaram. Um bom exemplo disso é a Loja Sommer, fundada em 1961, pelo casal Marcedo e Vera Sommer, no Centro de Arroio do Meio e especialista em ferramentas e materiais de construção. Mais do que uma referência de como resistir ao tempo, a empresa ilustra bem a importância de se adaptar às necessidades do mercado.

Oficialmente, a marca Sommer foi concebida no início dos anos 1960. Marcedo era filho de um caixeiro viajante da Linha Schmidt, então município de Estrela, hoje Westfália. Vera era filha de Pedro Schaffer, dono da tradicional Casa Schaffer, importante casa comercial e entreposto de produtos agrícolas na época. Ao se casarem, em 1951, se mudaram para Arroio do Meio, onde os pais de Marcedo haviam assumido a administração de um hotel.

Na nova cidade, enquanto o marido circulava por todo o Vale do Taquari como representante comercial de uma empresa de porcelanas de Porto Alegre, Vera passou a vender pequenos utensílios na garagem de casa. A procura aumentou e culminou na abertura oficial da loja, na Rua Dr. João Carlos Machado, em setembro de 1961.

“A partir de então, ela assumiu a questão administrativa, dentro da sua experiência com os pais, e ele, com a visão inovadora e estudo de oportunidade do mercado, liderou a operação com os clientes. Não demorou para expandirem”, explica Ardêmio Heineck, atual CEO.

Enquanto o negócio crescia, os filhos Silvio, Ricardo e Hélvio se juntaram à operação e colaboraram diretamente para o desenvolvimento e diversificação da empresa. Do processo de eletrificação de Arroio do Meio a contribuição direta com instituições comunitárias, os Sommer se mantiveram relevantes para a cidade durante essas seis décadas. Inclusive depois das recentes mudanças.

Em 2019, após o falecimento de Marcedo, aos 92 anos, a filha Anelise, esposa de Heineck, assumiu a gestão da empresa. Esse movimento levou a um processo de transformações dentro do  negócio, com Heineck liderando a aplicação de novos conceitos e ideias para a continuidade da empresa. “Entramos em um negócio capitalizado e com nome confiável. Para isso, precisamos de humildade, nos apoiar no conhecimento de quem já tocava a operação para aí, sim, aplicar o que planejamos”, avalia.

A meta original, a partir de 2022, é uma transformação em três anos. Até dezembro de 2023, novidades serão apresentadas, como uma nova marca e o lançamento de uma exclusiva plataforma digital. “Vamos apresentar ao público tudo isso não como uma empresa que fez 62 anos, mas uma empresa nova que está aqui”, conclui Heineck, traduzindo como jornadas empreendedoras de sucesso precisam passar por mudanças e transformações.

Assista ao vídeo exclusivo.

Acompanhe
nossas
redes sociais