A cheia do Rio Taquari, em setembro, impactou os projetos voltados ao turismo na região. Em Estrela, a área destinada à construção do Monumento à Bíblia, na rua Coronel Brito, onde também fica a igreja da Comunidade Cristo Vive, foi completamente inundada.
Enquanto avaliam os estragos na igreja, o apóstolo Wagner Calheirana, responsável pelo local, trabalha no novo projeto do ponto turístico. Uma das mudanças será no estacionamento, que passará a ter dois andares, elevando a construção em três metros.
“A cota de inundação da área é 27,70 metros. O projeto já previa isso. Nos pontos que sabíamos que eram alagáveis, o projeto era construir praças”, conta Calheirana. Ainda não há data para a inauguração da atração.
As fortes chuvas também são responsáveis por adiar a abertura do complexo do Cristo Protetor. “No próximo dia 26 de outubro, teremos uma reunião com a construtora responsável. Só então teremos condições de oficializar uma data para inauguração”, complementa a integrante da Associação Amigos do Cristo, Vanessa Goldoni.
Hotel Valler
A unidade projetada para o Alto do Parque já tem o projeto aprovado e as fundações da obra começam hoje, 18. Conforme um dos proprietários, Jairo Vallér, a estimativa é que o prédio seja inaugurado em um ano e meio. “Felizmente a enchente não atrapalhou, mas a chuva se continuar desse jeito com certeza vai acabar atrapalhando”, afirma. Ao todo, o Vallér Parque Hotel contará com 100 leitos. O imóvel terá seis andares e estacionamento próprio.
Monumento à Bíblia
As obras devem começar assim que as liberações de licença ambiental e do Corpo de Bombeiros forem feitas. Alterações no Plano Diretor de Estrela também são esperadas. O ponto terá espaços interativos que contarão a história do cristianismo em cada um dos 12 pavimentos, além de uma esplanada de 120 metros de diâmetro com uma fonte de água dançante.
Complexo turístico do Gaúcho
O início das obras depende da aprovação da licença prévia da Secretaria do Meio Ambiente. O projeto está em análise no departamento desde março. Devido às novas demandas da secretaria causadas pela enchente, é possível que a liberação ocorra somente em 2024. O complexo prevê 12 atrativos, incluindo a construção de uma estátua de um Gaúcho de 40 metros, equivalente a um prédio de 13 andares, em uma elevação de 464 metros.
Cristo Protetor
A Associação Amigos do Cristo não estabelece uma data para a inauguração do complexo. O elevador que fica na parte interna do Cristo Protetor depende da instalação de rede de energia trifásica. Nos últimos dias, iniciou-se a construção da placa que será instalada junto ao monumento, com os nomes de mil doadores. O valor investido na estrutura no entorno é de R$ 15 milhões.
Maior rosário do mundo
As obras no interior de Muçum ainda não têm data para começar. A enchente alagou o local do empreendimento turístico e agora os investidores aguardam a análise do governo municipal. “A única certeza neste momento é que o projeto segue em Muçum, devido à forma como as pessoas nos acolheram quando anunciamos o rosário”, garante o empresário Robison Gonzatti. O investimento é estimado em R$ 30 milhões. Serão cerca de 800 metros de comprimento com 59 capelas, com uma visitação mensal de 25 mil pessoas.