Vereadores aprovam liberação de recursos para projetos culturais

CÂMARA DE LAJEADO

Vereadores aprovam liberação de recursos para projetos culturais

Valores foram repassados pelo Governo Federal ainda em 2022

Por

Vereadores aprovam liberação de recursos para projetos culturais
Foto: Henrique Pedersini
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O único Projeto de Lei (PL) aprovado na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 17, autoriza o Executivo a abrir crédito suplementar de R$ 730.821,01 para projetos relacionados a área de cultura. Os recursos foram encaminhados pelo Governo Federal no ano passado, por meio da Lei Paulo Gustavo.

De acordo com a justificativa do projeto, os valores servem para fomentar iniciativas ligadas ao setor com base na Lei Paulo Gustavo e serão distribuídos por meio de editais ou chamadas públicas. O texto aprovado por unanimidade, foi liberado para votação após acordo entre os líderes de bancada, uma vez que a matéria não integrava a Ordem Do Dia. “Este dinheiro tem uma destinação direta para ações audiovisuais”, complementa. Marquinhos Scheffer (MDB) comemorou a possibilidade de incentivo a aristas locais.

A proposta de Ana da Apama (MDB) que sugeria nomear de “Thayron” a clínica veterinária municipal, no bairro Conventos, foi arquivado. O objetivo era homenagear o cão resgate que morreu em Bom Retiro do Sul durante as buscas por desaparecidos da enchente.

Obras na ERS-130 geram novas críticas

A maioria dos vereadores abordaram mais uma vez o andamento da obra para construção da trincheira na ERS-130, próximo da BRF. Éder Spohr (MDB) afirmou que acionará o Ministério Público (MP), quando o promotor retornar de férias. Um dos questionamentos é se não houve estudo prévio sobre o solo, já que essa foi a justificativa apresentada para a demora e necessidade de aditivos financeiros ao projeto.

Os vereadores questionam a falta de cobrança do Executivo em relação ao trabalho da Construtora Giovanella, a qualidade dos trabalhos e o que será feito com a contrapartida para o município, que é o prédio do Daer situado na área central de Lajeado.

Heitor Hoppe (PP) e Waldir Blau (MDB) cobraram que o Governo acelere o processo de vistoria nas casas atingidas pela enchente. Blau também questionou os critérios que, segundo ele, contemplam com auxílios neste primeiro momento apenas os beneficiários do Bolsa Família

Acompanhe
nossas
redes sociais