O ex-ministro Onyx Lorenzoni, lançou em Lajeado, nesta segunda-feira, 16, o livro “Do Baixo Clero ao Planalto – A história de uma vitória contra o sistema”, com bastidores dos quatro anos em que integrou o governo Bolsonaro.
O evento ocorreu na Associação Atlética, no bairro Carneiros, e reuniu integrantes do Partido Liberal (PL) do Vale do Taquari e demais autoridades e amigos do político.
Sobre o conteúdo, o ex-ministro explica que trata-se de bastidores da rotina em Brasília e a apresentação dos motivos que fizeram de Bolsonaro, presidente da República. “Conta muitos causos pitorescos, os motivos de algumas decisões tomadas. É para conhecer a verdade de um governo que foi transformador em nosso Brasil”, complementa. O político ainda atribuiu à mídia nacional definida por ele como “engajada” ao insucesso nas eleições de 2022.

Foto: Henrique Pedersini
O livro foi escrito na Itália, para onde Onyx se mudou após as eleições de 2022, quando perdeu a disputa ao governo do Estado no segundo turno e viu Bolsonaro ser superado por Lula no pleito nacional. Em novembro, Lorenzoni inicia uma pós graduação na área de gestão em Portugal. O retorno ao Brasil deve ocorrer em 2025 para iniciar o projeto que visa a eleição ao Governo do Estado em 2026.
Deputado Federal por cinco mandatos, o principal nome do PL no estado criticou a atuação de Eduardo Leite especialmente na gestão da dívida pública e definiu a atuação do Governo Lula como “tragédia”.
O PL em 2024 no Vale do Taquari
Presidente do PL em Estrela e um dos líderes da sigla na região, Felipe Diehl projetou que a sigla terá representação mais forte no Vale do Taquari nas eleições municipais do próximo ano. “Temos estrutura hoje em Encantado, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela e Teutônia, que são as maiores cidades, Vamos ter nominatas completas com candidatos da direita conservadora”, antecipou.
Assista a reportagem na íntegra